sábado, setembro 21

O que é a venda multicanal e como ela ajuda nos seus negócios

Já falamos aqui sobre a importância de utilizar estratégias para aumentar o número de acessos no seu site. Afinal, o processo de compra sofreu uma mudança drástica. O consumidor, que está cada vez mais em busca de praticidade, agilidade e ofertas, é claro, ganhou  empoderamento na hora de comprar um produto ou serviço com o avanço da tecnologia, especialmente com o uso de dispositivos móveis.

Na hora de vender, quanto mais alternativas de comunicação uma empresa coloca à disposição, mais chances ela tem de alcançar um cliente. Mesmo que muitos consumidores estejam aderindo a modalidade de compras online, ainda é grande o número de pessoas que se dirige às lojas físicas para comprar o que deseja.

Por isso, para alcançar um grande e diversificado grupo de pessoas é importante que as empresas utilizem várias ferramentas de vendas e divulgação ao mesmo tempo, o multicanal.  Isto é, a empresa pode atuar em meios de comunicação como redes sociais e e-commerce, e também criar estratégias através de lojas físicas.

O que são vendas multicanal?

É a estratégia de estar onde o seu consumidor está. Ou seja, se ele prefere comprar pela internet, ele vai querer encontrar facilmente os canais para isso. Se ele prefere ir ao shopping, ele quer encontrar sua loja para ver, provar e finalmente comprar. Talvez ele não goste de shopping e prefira lojas espalhadas pela cidade, ou, ainda, prefere receber uma demonstração dos produtos em seu estabelecimento.

Dessa forma, os canais de comunicação entre empresa e consumidor podem se dividir entre canais tradicionais e canais digitais.

Canais tradicionais

Os canais tradicionais são velhos conhecidos e exigem a presença física de um vendedor e do produto. São eles:

  • Lojas físicas – um dos mais tradicionais canais de venda do varejo, com peças expostas e vendedores prontos para atender os clientes;
  • Franquias – quando uma empresa obtém sucesso, ela replica suas práticas de vendas e distribuição por meio das lojas franqueadas, ou seja, pertencentes a outras pessoas, mantendo suas características;
  • Rede de consultores – oferece um tipo de venda personalizada e intimista, com consultores e representantes que levam os produtos até os clientes;
Canais digitais

Canais digitais relacionados a negócios atingem um público ainda mais amplo e geograficamente distante. Os produtos são oferecidos na internet e o cliente pode visualizá-los para obter informações rapidamente pelo celular ou no computador. São eles:

  • E-commerce (Eletronic Commerce) – funciona como uma loja virtual. Em outras palavras, os produtos são apresentados e as vendas são realizadas online.
  • M-commerce (Mobile Commerce) – são aplicativos para smartphones que replicam as lojas virtuais e servem como opção para conhecer e adquirir produtos e serviços.
  • E-marketplace (Shopping Center Online) – trata-se de um canal que reúne produtos de diferentes empresas.
  • F-commerce (Facebook Commerce) – a rede social é útil na hora de reunir os consumidores de uma marca e também de medir seu perfil e suas necessidades.

Vantagens da venda multicanal

Conhecer as vantagens do trabalho em múltiplos canais e como isso pode aumentar o desempenho da sua empresa é um passo importante para melhorar suas vendas.

tuAo investir em uma estratégia multicanal, sua marca estará visível em vários locais, o que pode aumentar seu posicionamento, mantendo sua empresa na mente do consumidor por mCais tempo. Além disso, quanto mais uma empresa se comunica, maior será o respeito que o público geral terá por ela. Ao ajudar seus clientes a entrarem em contato com você mais rápido, a marca demonstra que se preocupa com a comunicação.

A utilização de vários canais também permite conhecer melhor o seu público. Quanto mais informações sobre o público for possível reunir e analisar, maior será a chance de sucesso em suas próximas campanhas.

A opinião dos consumidores é de grande importância para se manter a qualidade de um produto ou serviço. Por isso, disponibilizar meios de comunicação ativa por parte do público, com formulários de pesquisa de satisfação ou meios alternativos de receber feedback são formas simples, práticas e de baixo custo para manter a empresa focada na opinião dos seus consumidores.

Manter um canal de comunicação com o cliente mesmo após a compra ter sido finalizada facilita a transmissão de novas opções de aquisição que se encaixem no perfil desse cliente. Se a primeira compra foi satisfatória, certamente o cliente voltará à empresa para fazer outros pedidos, contratar o serviço mais uma vez ou se informar sobre novas opções.

Estratégias

Para se valer de todos os canais, é necessário utilizar-se de estratégias que contribuam para a sua eficiência.

Estudar o seu público é o primeiro passo na hora de criar qualquer campanha, estratégia ou ação de marketing – saber para quem você quer falar é fundamental. Escolher canais para realizar suas ações também é fundamental, afinal para cada canal existem diferentes formatos e possibilidades de divulgação.

Após segmentar seu público e escolher os canais para divulgar sua campanha, não basta simplesmente direcionar informações e anúncios pelos diferentes meios; pois isso não é o que aumentará o rendimento da sua empresa. É necessário encontrar maneiras de integrá-los dentro da mesma estratégia. Por exemplo, o direcionamento dos leads de um canal para o outro é uma forma de integração.

Manter um padrão visual que facilite o reconhecimento da sua marca também é fundamental. Afinal, mesmo que cada meio possua suas próprias qualidades e formas de transmitir informação, é importante que todos sejam consistentes entre si.

Uma forma muito eficiente de chamar a atenção do público e que está atrelada à estratégia multicanal é a produção de conteúdo, seja em blog, vídeos ou portais de notícias. Esse conteúdo que pode se referir ao seu produto ou serviço, aos benefícios ou informações diversas relacionadas a ele, precisa, de fato, ser útil e relevante para seus clientes. Caso contrário, toda a estrutura de integração de canais não servirá para nada.

Considerações finais

É claro que não adianta falar em estratégias de venda sem mencionar o core business da empresa, ou seja a qualidade.  Quando se investe em estratégia multicanal, o que se deseja é a ampliação do alcance; e o impacto será notado tanto nas ações positivas quanto nas negativas. Por isso, tenha cuidado com o material divulgado e fique sempre atento para que tudo esteja devidamente alinhado.

É muito importante ter em mente que uma estratégia multicanal não se trata de múltiplas divulgações disparadas em paralelo, mas sim de um conjunto de ações que compõem um objetivo comum. Entender esse princípio é fundamental para impactar mais consumidores e obter mais sucesso em suas campanhas.

About Author