terça-feira, outubro 15

O SEM e seus mecanismos: SEO e Links Patrocinados

Ao buscar um produto, serviço ou conteúdo é normal que o consumidor recorra à internet e aos mecanismos de busca. Afinal, com o uso dessas ferramentas, que está disponível na palma da nossa mão, é possível encontrar informações sobre marcas, empresas, lugares (e praticamente tudo o que você quiser!) sem precisar sair do lugar.

Mas com tanta oferta disponível, como é possível destacar um site na multidão da web?

Marketing Digital

As técnicas do SEM ou Search Engine Marketing podem responder essa pergunta.

Como os resultados são selecionados

Antes de querer ocupar as primeiras posições nos resultados de uma pesquisa, é importante entender como eles são rankeados e apresentados.

Com o crescimento do conteúdo disponível na internet, as ferramentas de busca se tornaram indispensáveis. Essas ferramentas foram se desenvolvendo para sistemas mais complexos; bem como a forma como os resultados são apresentados sofreram diversas modificações. As palavras-chave se tornaram o principal instrumento de uma pesquisa online.

No Google, principal mecanismo de pesquisa, existem duas formas de se destacar no ranking: organicamente ou através de links patrocinados.

A busca orgânica seleciona os resultados conforme a relevância do conteúdo em relação ao termo digitado na barra de pesquisa. Os links patrocinados são os anúncios pagos. O anunciante seleciona palavras-chave para que o seu link apareça em destaque na página do Google quando elas forem digitadas e paga conforme o número de cliques que ele recebe.

Como o SEM melhora os resultados?

Não basta aparecer no topo dos resultados!  Para o anunciante, é interessante que o consumidor clique no seu link e encontre o que procura, assim há uma maior possibilidade de conversão resultante do investimento em mídias sociais. É aí que o auxílio de um especialista começa a fazer toda a diferença! Saber determinar as palavras que trarão melhor retorno não é tarefa fácil.  

O SEM divide-se em dois mecanismos: o SEO e os links patrocinados. As técnicas de SEO visam conseguir a maior exposição possível na área de busca orgânica nos resultados de pesquisas. Os links patrocinados ocupam as posições pagas dessas páginas.
Já falamos sobre SEO aqui e como essas técnicas de otimização auxiliam a alcançar melhores posições nos resultados de pesquisas. Essas técnicas, que incluem estratégias no desenvolvimento do site e na criação de conteúdo relevante para alimentá-lo, apesar de alto retorno sobre investimento, maior exposição da marca ao estar no topo do ranking e resultados mais duradouros, podem ter um tempo de retorno mais demorado e imprevisível. Já os links patrocinados tem retorno extremamente rápido, já que seus anúncios aparecem para a maioria dos usuários em questão de horas.

Qual mecanismo escolher?

As diferenças entre as duas opções são expressivas e cabe a cada um avaliar a sua marca e qual o objetivo da campanha para definir a melhor estratégia de anúncio no Google. Ambos tem seus pontos fortes e fracos, e apesar de serem diferentes, eles se completam, porque o objetivo é levar o internauta para o seu site.
Mais do que escolher apenas um mecanismo, é muito importante ficar atento às mudanças dos algoritmos do Google e estar sempre aprimorando e elaborando conteúdos que agreguem valor e atraiam o consumidor. Além disso, montar todo um planejamento estratégico fará com que a sua marca chegue onde você sonha. E contando com o suporte de uma agência competente, qualquer um dos dois é capaz de entregar resultados surpreendentes. 

About Author