quarta-feira, novembro 13

O que você precisa saber sobre SEO – Parte I

Você muito provavelmente já ouvir falar em SEO. Pode até não saber o significado ou de que maneira ele pode ser útil, mas a chance de você já ter visto essa sigla em algum texto ou imagem na tela do seu celular ou computador é enorme.

Mas por que se fala tanto em SEO? Simples! Porque quem tem um site quer que ele seja visto, seja encontrado por pessoas que buscam na internet o produto ou serviço que ele oferece, tenha mais acessos, e claro, aumente a visibilidade do seu negócio.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO (Search Engine Optimization) busca aumentar os acessos de um site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem a melhora do seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo!, Bing, entre outros.

Evolução dos sistemas de buscas e do SEO

Para entender as técnicas de SEO, é interessante conhecer a sua história, que se relaciona com a evolução dos sistemas de busca, principalmente a do Google.

Houve um período em que sem o endereço exato do site que você queria acessar, não tinha como encontrá-lo. O primeiro motor de pesquisa surgiu em 1993, seguido pelo lançamento de outros projetos e empresas do ramo, assim como a Yahoo!, que com sua ideia de catalogar os sites em um único lugar para torná-los mais acessíveis ao público, se tornou a primeira empresa de internet bem-sucedida do mundo.

Apenas um ano depois, Larry Page e Sergey Brin estavam trabalhando para encontrar uma fórmula para descobrir quais páginas da web se conectavam a outras através de links. Enquanto o Yahoo! se baseava apenas na quantidade de vezes que um termo buscado aparecia em determinada página, Page e Brin queriam algo que entregasse resultados mais qualitativos através de um completo mapeamento da internet. E assim eles criaram o algoritmo chamado Page Rank, que veio a ser o motor para o funcionamento do Google, site lançado por eles em 1998.

E como isso se relaciona com o surgimento do SEO?

Antes mesmo do surgimento do Google, webmasters já se preocupavam em divulgar seus sites em sistemas de busca. Nesse primeiro momento era apenas necessário submeter uma url ou domínio por meio de um formulário dos buscadores, que por meio de rastreadores Web (também conhecidos como spiders) percorriam as páginas, reconhecendo os links nas mesmas e indexando o seu conteúdo no banco de dados. Para identificar a importância de determinado termo dentro de uma página analisava-se apenas o número de vezes que esse aparecia e sua localização. Portanto era comum encontrar resultados com qualidade muito baixa, já que era comum os webmasters abusarem da quantidade de vezes que os termos apareciam no conteúdo para obter bons rankings.

Não está bem claro quando o termo “Search Engine Optimization” foi utilizado pela primeira vez, havendo uma confusão na reivindicação da patente, mas de acordo com Danny Sullivan, jornalista e empresário americano que cobre a área de sistemas de busca desde 1995, o termo passou a ser usado em 1997.

O surgimento do Google, em 1998, causou grandes mudanças na indústria de busca, com penalizações para o emprego de técnicas antiéticas – também conhecidas como black hat, e com foco na qualidade do conteúdo, popularidade e confiança medidas por meio de links e qualidade de suas fontes.

Essas mudanças fizeram com que empresas do mundo todo passassem a ver na internet um ambiente competitivo e seguro para divulgarem o seu produto, e ao mesmo tempo a própria internet foi passando por grandes transformações, tais como o rápido avanço das redes sociais, a formatação dos sites para mobile por conta da revolução dos smartphones, etc.

Confira um Infográfico da Evolução do SEO, feito pela MediaVision

Evolução do SEO (Search Engine Optimization)
Evolução do SEO de 1994 a 2014. Fonte: MediaVision. Traduzido pela GDC.

Mas de que forma o SEO pode ajudar o seu site?

O processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) normalmente ocorre por meio de pequenas alterações em partes de um site. Essas alterações, que podem parecer apenas melhorias adicionais se vistas individualmente, quando combinadas com outras otimizações, podem causar um impacto notável em termos de experiência do usuário e de resultados da pesquisa orgânica.

Essa campanha de otimização em seu site é responsável pela geração de tráfego, fazendo com que os acessos ao seu site tenha um aumento proporcional à melhora no posicionamento das palavras-chave do seu negócio em mecanismos de busca.

Acessos x Conversão

A utilização dessas técnicas pode restringir o acesso ao site, ao garantir um acesso mais qualificado. O saldo é uma experiência positiva tanto para a empresa quanto para os usuários que encontram o que realmente estavam procuram. Isso significa uma maior visibilidade do negócio e um retorno maior em conversões em sites de vendas de produtos ou serviços. 

Quer conhecer o tráfego no seu site? Faça a análise com a ajuda de Neil Patel. Saiba mais sobre SEO, as últimas notícias e obtenha os melhores guias com o Search Engine Journal.

Fique ligado em nossos próximos conteúdos e não perca nenhuma informação.

About Author