sexta-feira, dezembro 13

Instagram remove o número de likes das postagens

Durante a F8, Conferência Anual dos Desenvolvedores do Facebook, a empresa anunciou diversas mudanças em suas redes sociais. Entre elas, estava prevista a remoção de likes do Instagram e o teste, que já foi aplicado no Canadá, iniciou ontem no Brasil. A ideia faz parte de uma iniciativa para tornar o uso do app mais saudável.

Instagram testa no Brasil a ocultação do número de curtidas que uma postagem recebe.
Instagram testa no Brasil a ocultação do número de curtidas que uma postagem recebe — Foto: Divulgação/Instagram

A rede social diz não querer estimular uma competição. Segundo o Instagram, o objetivo dessa mudança é que o usuário deixe as curtidas de lado e se concentre em contar suas histórias, com foco na qualidade dos conteúdos e das fotos e vídeos postados.
Após os testes iniciais, realizados no Canadá em maio deste ano, a empresa indicou que ficou “muito animada” com os resultados iniciais, mas que ainda será preciso estudar mais sobre como esta mudança afetará a experiência dos usuários na plataforma.
Agora, além do Brasil, Irlanda, Itália, Japão, Austrália e Nova Zelândia também vão experimentar a novidade.

O que muda na prática

Apesar do número de curtidas não ser mais exibido para quem visualiza os posts, o usuário verá a mensagem “curtido por fulano e outras pessoas” e poderá ver a lista de quem curtiu o post clicando em ‘outras pessoas’, mas para saber o número, é preciso contar os likes.
Para o usuário responsável pela postagem, o número de likes continua sendo exibido.
Confira como fica a visualização depois da mudança.

Instagram remove contagem de curtidas no feed.
Instagram remove contagem de curtidas no feed. — Foto: Divulgação/Instagram

Opinião de especialistas e usuários

Ainda que tenha deixado uma série de influencers e empresas de marketing angustiados, especialistas afirmam que a mudança só pode ser positiva, transformando a plataforma em um espaço menos tóxico para a saúde mental de quem a usa. Em entrevista à Época, Karen Scavacini, psicóloga especialista em mídias sociais e chefe do Instituto Vita Alere e uma das profissionais que enxerga possíveis melhorias com o fim da exposição dos likes, pondera: “Vemos muitos adolescentes que têm uma ansiedade tão grande em relação às curtidas que passam a dormir menos e mal. E se ele demora para ver um post que bombou, fica a sensação de que ele estava por fora, excluído”, explica. “Acredito que essa mudança vai ajudar as pessoas, inclusive, a melhorar seu sono e questões como o FoMo (Fear of Missing Out em inglês), que é o medo de não estar vivenciando algo interessante”.

Influenciadores acreditam em mudança positiva

Sobre o impacto no trabalho dos influenciadores, um dos maiores símbolos do Instagram, Scavacini explica: “Para influenciadores, no início, talvez gere até mais ansiedade. Mas acredito que eles vão se habituar, é um período de adaptação. E eles vão passar a se preocupar mais com o conteúdo do que com as reações. Afinal, os próprios influencers continuarão tendo acesso a seus números particulares. E as táticas de benchmarking — programas e técnicas para gerar relatórios numéricos na internet — não serão alteradas. A mudança se dará na esfera pública.”
Diversos influenciadores também se manifestaram defendendo a mudança, e afirmam que acreditam que não terão problemas em continuar as campanhas de divulgação através da plataforma, já que poderão enviar prints do número de likes alcançados, e o cuidado maior com a produção dos conteúdos, será um ganho para todos; influenciadores que terão um conteúdo muito mais autêntico e orgânico e uma audiência que será impactada por conteúdos mais relevantes e atrativos.

Fato é que o teste já iniciou e a mudança já está sendo sentida e muito comentada pelos usuários. Alguns acreditam que as mudanças são positivas, incentivando uma nova maneira de se atrair a atenção do público, enquanto outros acham que a saúde mental dos usuários é apenas uma desculpa para esconder o real motivo da remoção dos likes que seria o fracasso do feed frente ao sucesso do stories do Instagram.

E você, o que achou da remoção dos likes do feed do Instagram?

About Author