terça-feira, agosto 20

Dimensões de Imagens para Capas de Grupos e Eventos do Facebook

A publicação de fotos é uma das principais ferramentas do Facebook. No registro de acontecimentos, nas divulgações de eventos,  nos anúncios, nas páginas, nas capas de grupos e eventos, fato é que as imagens estão por todo lado e ajudam a dar destaque para uma publicação. Elas impulsionam as visualizações e para cada objetivo existem características específicas, que se não forem seguidas podem prejudicar o alcance e o engajamento das publicações.

Diferentes Publicações, Diferentes Dimensões

Saber qual é a dimensão ideal da imagem não é tarefa fácil. O Facebook recomenda dimensões específicas para imagens de perfil, capa, grupos, eventos, links, entre outros com a intenção de chamar a atenção do público frente às centenas de atualizações que aparecem no feed de notícias dos usuários diariamente, mas não facilita o acesso a essas recomendações e acaba confundindo a cabeça de quem quer publicar uma imagem.

Além disso, com o argumento de melhorar a experiência dos usuários, o Facebook realiza alterações constantes em seus padrões. A utilização dos tamanhos recomendados pelo Facebook garante que as imagens sejam carregadas com a resolução adequada ideal, permitindo que a imagem seja mostrada de forma adequada, evitando erros como imagens pixeladas ou “esticadas” e impedindo que as imagens sejam visualizadas de forma incorreta nas miniaturas e outras formas de exibição das publicações.

Destaque para Eventos e Grupos

Dois importantes canais de comunicação do Facebook, Eventos e Grupos podem ser aliados na promoção de marcas, produtos, serviços, eventos, campanhas, e na construção de um relacionamento com os demais participantes, unindo pessoas e gerando valor para sua empresa.

Os Eventos permitem que os usuários divulguem, impulsionem o reconhecimento e monitorem o interesse do público pelos seus eventos. Já os grupos são espaços voltados para conversas e discussões entre pessoas com um interesse comum, podendo ser aberto ou fechado.

Recentemente, durante a F8, conferência anual dos desenvolvedores do Facebook, entre outras novidades, a empresa anunciou que destacará Grupos e Eventos, criando uma guia de grupos proeminentes e um feed personalizado dos grupos que o usuário participa.

Dimensões para Imagens de Capa de Eventos

Para uma melhor apresentação, o Facebook recomenda para imagens de capa de Eventos uma taxa de proporção de 1.9:1 e 1200 x 628 px. Imagens com medidas mais largas, terão os lados cortados, assim como imagens mais altas serão cortadas na parte superior e inferior.

Foto de Capa de Eventos

Tela de criação e ferramenta para carregar imagem/vídeo de capa de Eventos (Facebook.com)

Quando é exibido na página principal do evento, ele é dimensionado para 500 por 262 pixels, assim:

Imagem redimensionada na página principal do Evento

Imagem redimensionada na página principal do Evento

Dimensões para Imagens de Capa de Grupos

A recomendação para imagens de capa de grupos é de 820 x 462 px.

Imagem de Capa do Grupo do Facebook

Imagem de Capa do Grupo do Facebook

Na página do grupo, toda a largura da imagem é exibida, mas há cortes tanto na parte superior quanto na parte inferior da imagem. Ao clicar, uma versão maior e completa da imagem é mostrada.

O que isso significa é que existe uma zona segura no meio da imagem. Qualquer coisa fora dessa zona de segurança não será visível se o usuário não clicar na imagem. Portanto, cuidado ao incluir algumas informações vitais perto das bordas da imagem.

 

About Author