sexta-feira, dezembro 13

BERT: como a nova atualização do Google vai mudar os resultados de buscas

O Google anunciou recentemente uma atualização do seu algoritmo de pesquisa. O BERT – Bidirectional Encoder Representations from Transformers (Representações Codificadoras Bidirecionais de Transformadores) é um novo modelo de representação de linguagem que pode te fazer querer pensar em como você produz e gerencia seu conteúdo. 

Falamos aqui sobre o artigo publicado pelo Google com dicas para melhorar seu ranking nos resultados, e a importância de produzir conteúdos com qualidade. Afinal, o Google trabalha para entender o que o usuário está procurando e exibir os resultados mais adequados e relevantes, e a empresa quer entregar essas informações cada vez mais rápido. 

Com essa atualização, que é a maior dos últimos 5 anos, a empresa ajusta seu algoritmo para entender melhor o processamento de linguagem natural, ou seja, entender as pesquisas de uma forma mais parecida com os humanos.

O modelo foi projetado para contextualizar as nuances das palavras inseridas na busca, e processar determinadas palavras em relação a todas as outras em uma frase. Isso significa que palavras como “para” e “como” passam a ter maior relevância no contexto. Há uma grande expectativa em torno da mudança, e a empresa já anunciou que a ação impactará 1 em cada 10 páginas de resultados, transformando substancialmente os resultados para determinadas buscas. Por isso, é importante ficar de olho se houve queda no seu tráfego e como ele está sendo afetado.

Por outro lado, se você produzir o conteúdo que o seu público procura, não precisa se preocupar (tanto!) com o algoritmo. Afinal, o tráfego que atrapalha suas métricas de usuário e aumenta sua taxa de abandono não é exatamente o que você deseja aumentar.

About Author