quarta-feira, Maio 23

Blockchain para marcas

A tecnologia blockchain surgiu para possibilitar as transações digitais de criptomoedas, como a Bitcoin; mas não é exclusiva desta área. Aliás, é possível utilizar esta tecnologia em outros tipo de transações, tais como contratos, bases de dados ou compra de publicidade no mercado digital.

Mas afinal que é e como funciona a blockchain?

A blockchain é um sistema digital descentralizado que facilita as transacções electrónicas.
Cada transação aparece cronologicamente e cada registo é referido como block. Isto permite que as informações sejam criadas e compartilhadas dentro de uma rede peer-to-peer descentralizada, onde os seus usuários são os responsáveis por manter este registos em dia.

Blockchain e marketing

A publicidade tradicional funciona como um intermédio, onde as marcas confiam nas agências, websites e outras plataformas para distribuem mensagens direcionadas aos seus consumidores. Conforme o marketing evolui no meio digital e torna-se mais orientado por dados, estes “intermediários” aumentam de número, criando novos novos desafios quanto à transparência e eficácia dos mesmos.

Um processo de marketing baseado na criação e comercialização de anúncios, e a sua transparência é um dos desafios de hoje em dia do marketing. E o sistema descentralizado do blockchain pode afetar o mundo da publicidade.

Modelo de marketing mais simplificado

Esta nova tecnologia pode mudar a forma como o mercado da publicidade on-line é negociado. Vamos imaginar que surge um novo tipo banco de dados para capturar o comportamento do consumidor, baseado no blockchain e que inclui os algoritmos do motor de busca da Google. Com base nos seus resultados, seria possível os marketeers interagirem e pagar ao seu público-alvo directamente para visualizar os seus anúncios. Desta forma o budget alocado a um intermediário que trataria da comercialização do espaço publicitário de uma marca, seria menor ou até mesmo inexistente.

A descentralização do processo permitiria uma simplificação no processo de aquisição de dados, a construção de perfis de consumidores mais adequados e uma visão mais aprofundada dos hábitos de compra de preferência dos consumidores.

Isto iria alterar profundamente o mundo do marketing sobrecarregado de agências especializadas, provedores de dados, mediadores de dados, redes de anúncios, etc…

Dados precisos e transparentes

Uma das preocupações no marketing é saber se o investimento está a funcionar. Por norma, confia-se nas medições fornecidas pelas agências e/ou plataformas para se pode calcular o ROI.  A tecnologia blockchain poderia ajudar a garantir métricas mais confiáveis através de um visão mais detalhada e particular dos dados.

Uma das vantagens da transparência neste processo é, por exemplos, distinguir o verdadeiro engajamento dos cliques artificiais gerados por bots. Com uma visualização mais clara e fidedigna das impressões dos consumidores, há também uma maior protecção contra os anúncios fraudulentos.

Apesar de ser uma tecnologia ainda desconhecida para muitos, a blockchain vai com certeza mudar radicalmente a forma como uma estratégias de marketing se irá dirigir ao seus público-alvo. Permitindo mais clareza nas fontes dos dados e uma alcance adaptado aos hábitos dos consumidores das marcas.

About Author

Licenciada em Design de Comunicação, a minha curiosidade em desenvolver mais aptidões e adquirir conhecimentos levou-me a vários cursos e workshops, tais como, "Design e Empreendedorismo" e "Digital Marketing". Foi através deste curso que surgiu o meu gosto em aliar a Gestão de Redes Sociais ao Design Gráfico.