sábado, Fevereiro 17

Social Media Marketing 2018

Todos os marketeers ou empreendedores, sabem como é importante estar atento à forma como os consumidores se posicionam nos canais de social media, e adaptar-se a novas alterações.
De modo a nos ajudar a compreender essas alterações a plataforma Buffer em parceria com a Social Media Week, reuniu informações de mais de 1.700 marketers e criou o relatório State of Social Media 2018 , onde podemos ver qual a abordagem destes profissionais do marketing ás redes sociais.

Partilhamos convosco alguns dados curiosos sobre a gestão de comunidades

3 Principais Meios de Mídia Social para o Marketing em 2018 

1 . Apps de mensagens para marketing

Nos últimos anos as plataformas de mensagens tiveram crescimento extraordinário, mas segundo o relatório apenas 20% dos negócios/marcas investem em plataforma de mensagens.

state-of-social-messaging-apps

Este crescimento cria uma enorme oportunidade para o marketing digital, pois existem actualmente mais pessoas a usar aplicativos de mensagens do que a usar aplicações de social media. Assim algumas empresas, como o Facebook, começaram a questionar-se como podem monetizar os chats de mensagens para criar uma nova forma de publicidade disponível a comerciantes.

Apesar os marketers continuarem a preferir investir os seus recursos nas plataformas como o Facebook ou Twitter, a verdade é que o retorno das publicações orgânicas estão a diminuir e é possível que vejamos um aumento no investimento nas plataformas de mensagens, de forma a aumentar o contacto com o público-alvo.

2 . Investimento em anúncios nas redes sociais aumenta a eficácia do marketing

Quando questionados sobre a eficácia do marketing nas redes sociais, apenas 29% responderam que era “Muito eficaz”, com 45% a dizer que era “Um pouco eficaz”. No entanto é necessário que analisar melhor estes resultados.

state-of-social-social-media-effectivenessSe separarmos as empresas que investem em anúncios das que não fazem este tipo de investimentos, podemos ver que a percentagem de empresas que consideram “muito eficaz” o marketing das redes sociais duplica quando as mesmas investem em publicidade nas plataformas em comparação com as empresas que não fazem qualquer investimento.

state-of-social-live-ad-effectiveness-grey-v2

3 . Engajamento é a principal forma de quantificar o ROI da publicidade

O engajamento é considerado por 42% dos marketeers como a forma de quantificar o ROI da sua publicidade nas redes sociais, independentemente da dimensão da empresa ou negócio.

Tal como se verificou em 2017, parece que a tendência para 2018 será um maior retorno através do engajamento nas redes sociais, em vez do encaminhamento de tráfego para um website.

Como os marketers usam as plataformas de redes sociais

 1. Facebook continua a ser a principal plataforma

A plataforma mais usada continua a ser o Facebook com 96% dos marketers a preferir esta rede social para os seus negócios.

2. O alcance orgânico do Facebook continua a descer

As constantes mudanças do algoritmo do Facebook no feed de noticias fizeram diminuir o alcance orgânico das postagens.

3. Video será uma prioridade para 2018

O video tem sido cada vez mais um mídia a explorar nos canais das redes sociais, e com certeza este ano os negócios e marcas irão apostar neste meio.

4. Publicidade nas Redes Sociais

Tal como já foi referido acima, sendo o Facebook a rede social mais usada pelo marketers, o Facebook Ads é a forma mais popular de publicidade nas redes sociais.

5. O conteúdo mais partilhado são as imagens

As imagens são o tipo de conteúdo mais partilhado, segundo 95% dos marketers inquiridos, com os links como o segundo tipo de conteúdo mais partilhado.

A ascensão do Stories

Em 2016 apenas 29% dos marketers afirmavam terem criado histórias no Instagram.
O ano passado o número dos inquiridos que usou esta ferramenta subiu para os 42%, e 68% planeia criar mais histórias.

6. Live Streaming é uma oportunidade por explorar em 2018

A utilização do lives para a criação de conteúdo não teve uma aumento significativo – apenas 31% afirma ter usado este meio – e o Facebook continua a ser a plataforma de eleição dos que exploram este canal. Este pode ser, no entanto uma excelente oportunidade de engajamento com a comunidade pois os vídeos em directo tem em média 6 vezes mais interações do que os vídeos normais.

Para terminar, e para quem quiser saber mais informações sobre a forma como os profissionais do Marketing Digital exploram nas redes sociais podem visualizar o relatório completo  abaixo.

About Author

Licenciada em Design de Comunicação, a minha curiosidade em desenvolver mais aptidões e adquirir conhecimentos levou-me a vários cursos e workshops, tais como, "Design e Empreendedorismo" e "Digital Marketing". Foi através deste curso que surgiu o meu gosto em aliar a Gestão de Redes Sociais ao Design Gráfico.