sexta-feira, dezembro 13

O Algoritmo do Google – uma introdução

Constantemente, o Google está lançando atualizações que nada mais são do que mudanças no seu algoritmo. Essas mudanças, que às vezes podem ser imperceptíveis, estão sempre acontecendo. E de tempos em tempos, o Google lança atualizações que tem um impacto maior. Essas mudanças já levaram uma grande quantidade de sites a perderam seus rankings.

Google

Mas o que é o algoritmo do Google?

Algoritmo é uma sequência de procedimentos necessários para execução de uma tarefa ou para resolução de um problema. No caso dos mecanismos de busca, a tarefa é “encontrar a página mais relevante de acordo com os termos que o usuário digita”. Isto é, através do algoritmo o Google encontra, classifica e retorna os resultados relevantes.

A empresa, que evoluiu e se tornou a ferramenta de busca número #1 na internet através das mudanças em seu algoritmo, está constantemente em busca de melhoria e, portanto, lança atualizações para o seu algoritmo com frequência.

As atualizações do algoritmo que produzem alguns efeitos amplamente notáveis, são chamadas de “atualizações principais” e são sempre comunicadas. A empresa afirma que essas atualizações são projetadas para garantir que, no geral, seja cumprida sua missão. Isto é, apresentar conteúdo relevante, que ofereça uma perspectiva única e relevante para os pesquisadores. 

Algoritmo x Qualidade

Recentemente, o Google publicou conselhos sobre como se sair bem nas mudanças de algoritmos deles. E diante de tantas mudanças, o principal conselho é que ao invés de focar em uma atualização de algoritmo sobre a qual você tenha lido, você precisa focar em tornar seu site compatível com o objetivo fundamental do Google. Ou conforme sugere a empresa em sua publicação: garantir que você está oferecendo um conteúdo de qualidade.

E para te ajudar, a publicação apresenta uma lista de perguntas que você deve fazer em relação ao seu conteúdo novo e ao já existente. As perguntas estão divididas em questões sobre conteúdo e qualidade, expertise, apresentação e produção e questões comparativas. 

Em seu blog, Neil Patel, aborda de uma forma muito legal cada uma. Ele esclarece o que o Google quer dizer com cada uma, e orienta como e por que elas podem influenciar no desempenho do seu site, facilitando muito o seu entendimento e clareza para obter suas próprias respostas .   

Além disso, nós também já falamos aqui sobre como  o SEM e seus mecanismos podem te ajudar a melhorar o posicionamento.

As visitas ao meu site diminuíram… e agora?

Certamente, se você analisa constantemente o tráfego no seu site, você já passou por alguma situação de perda de tráfego. E ficou se perguntando o que você fez de errado. 

Se você fez mudanças ou migrou seu site recentemente, é normal que haja variações no tráfego. O ideal é que sempre que houver migração ou mudança de design, todo o aspecto seja revisado. Isso inclui o funcionamento de seus serviços, links, disponibilidade de conteúdo e etc. 

Outro motivo que pode causar quedas no ranking e nas impressões do seu site é o surgimento de outros sites com conteúdo similar. Sim, a concorrência cresce a cada dia no mundo digital e a atenção dos usuários acaba sendo dividida.  

Saiba que os motivos que provocam a queda do fluxo podem ser muitos, desde a queda de interesse do público até mudanças dos algoritmos das ferramentas de busca. Então, antes de se desesperar e sair mudando tudo, é preciso analisar com muito cuidado o que causou a diminuição das visitações no seu site. O próprio Google fornece ferramentas para que você possa gerenciar o desempenho do seu site.

Conclusão 

Quando você tem certeza que uma alteração do algoritmo causou uma queda no seu posicionamento, é fundamental entender a mudança. Investigar de que forma ela poderá afetá-lo e quais as mudanças que devem ser feitas para acompanhar a atualização. 

Para ter um bom desempenho no mundo digital é sempre importante estar atualizado em relação às mudanças e avanços. Problemas com fluxo são comuns e o jeito é identificar e saber como agir para recuperar o fluxo perdido. Por isso, participar de grupos de discussão, estar atento às notícias e contar com a ajuda de um especialista são algumas dicas que podem te ajudar a tirar o máximo proveito dos seus investimentos no mercado digital.  


About Author