sábado, Abril 21

Live Streaming: Facebook Live, Instagram Live e Youtube

 

Transmissões ao vivo são uma das últimas tendências que as principais redes sociais estão incluindo em suas plataformas. Segundo o Livestream, 80% das pessoas preferem assistir vídeos de uma marca a ler um blog e 82 % preferem que ele seja ao vivo a uma publicação em redes sociais.

O Periscope foi um dos primeiros aplicativos a explorar os lives, seguido do Youtube, Facebook e agora o Instagram. Muitos usuários destas redes sociais estão aderindo a esta nova funcionalidade, mas ainda é necessário responder a pergunta: como é possível usar esta função para aumentar o impacto de uma comunidade ou marca?

Um dos aspectos mais importantes das transmissões ao vivo que os gestores de comunidades e marketers digitais podem explorar é a proximidade com o seu público, quebrando a barreira corporativa e mostrando seu lado humano. Esta é uma das formas mais inovadoras de gerar conteúdos quando aliada ao seu plano de Marketing Digital.

Facebook Live:
live-streaming-facebookAtualmente é a plataforma mais utilizada para transmissões ao vivo, e recentemente o Facebook adicionou algumas restrições de forma a priorizar através do algoritmo o que surge na timeline dos usuários. Uma das principais características é a possibilidade de definir uma audiência de forma a aumentar as hipóteses de os seguidores assistirem estes lives.
Por ser a rede social mais utilizada, o elevado alcance de usuários é a maior vantagem de usar o Facebook Live, já que o vídeo é mantido na página mesmo depois de finalizado, sendo possível também acessar as estatísticas de cada transmissão.

 

Instagram Live:
As transmissões ao live-streaming-instagramvivo são a mais recente funcionalidade do Instagram e surgem na zona de destaque dos Instagram Stories. O tempo de duração dos lives é inferior ao Facebook Live, permitindo aumentar o engajamento dos seguidores e possibilitando a interação entre os mesmos.
As transmissões são feitas através do celular e nela são visíveis quantos seguidores estão online. À semelhança do Stories com a transmissão ao vivo não fica disponível no perfil, mas pode ser guardada no aparelho.

 

YouTube:live-streaming-youtube
O maior foco desta plataforma são os vídeos gravados, mas também é possível fazer lives no Youtube e inclusive foi criado um canal dedicado exclusivamente a eles.
É a plataforma ideal para a transmissão de conteúdos longos, pois não existe limite de tempo e ela dispõe de recursos para avaliar o desempenho do live.
Infelizmente o Youtube não parece dar tanto destaque a esta funcionalidade como as outras redes sociais, sendo mais aconselhável a sua utilização por parte de usuários que já tenham a sua comunidade estabelecida nesta plataforma, de forma a divulgar os lives diretamente ao público-alvo.

 

Deixamos aqui algumas formas que irão aumentar o alcance da sua comunidade através desta nova funcionalidade:

  1. Perguntas e Respostas
    Criar através da transmissão ao vivo uma sessão de “Perguntas e Respostas”, possibilitando uma relação mais próxima com a audiência.
  2. Eventos ao vivo
    Apresentar novo produtos ou fazer a cobertura de um evento são algumas das formas de gerar conteúdo nas redes sociais. O caráter móvel do Facebook e do Instagram permite uma transmissão não-profissional e mais imediata, enquanto o Youtube é uma excelente oportunidade para o lançamento de produtos junto à comunidade.
  3. Desenvolver um roteiro
    Nas transmissões através do celular não é esperado um vídeo com um aspecto profissional ou com muita produção, no entanto, é importante não deixar de lado algumas questões.
    Os lives devem conversar com o público, por isso criar uma história ou um alinhamento para um evento live requer dedicação.
  4. Colaborar com Influenciadores no Instagram Live
    Cada vez mais marcas ou comunidades criam parcerias com influenciadores digitais para atrair mais seguidores.
  5. Interagir com o chat
    Os espectadores que assistem online valorizam cada vez mais um conteúdo espontâneo e original, por isso seja você mesmo e não se esqueça de interagir no chat.
  6. Usar a transmissão para conhecer a audiência
    Os lives  são uma excelente oportunidade para conhecer melhor sua audiência e suas expectativas. Mostrar interesse em suas perguntas demonstra que a marca ou comunidade se preocupa com a audiência e isto cultivará maior credibilidade entre os seguidores.

About Author

Licenciada em Design de Comunicação, a minha curiosidade em desenvolver mais aptidões e adquirir conhecimentos levou-me a vários cursos e workshops, tais como, "Design e Empreendedorismo" e "Digital Marketing". Foi através deste curso que surgiu o meu gosto em aliar a Gestão de Redes Sociais ao Design Gráfico.