Transmissões ao vivo são uma das últimas tendências que as principais redes sociais estão incluindo em suas plataformas. Segundo o Livestream, 80% das pessoas preferem assistir vídeos de uma marca a ler um blog e 82 % preferem que ele seja ao vivo a uma publicação em redes sociais.
O Periscope foi um dos primeiros aplicativos a explorar os lives, seguido do Youtube, Facebook e agora o Instagram. Muitos usuários destas redes sociais estão aderindo a esta nova funcionalidade, mas ainda é necessário responder a pergunta: como é possível usar esta função para aumentar o impacto de uma comunidade ou marca?
Um dos aspectos mais importantes das transmissões ao vivo que os gestores de comunidades e marketers digitais podem explorar é a proximidade com o seu público, quebrando a barreira corporativa e mostrando seu lado humano. Esta é uma das formas mais inovadoras de gerar conteúdos quando aliada ao seu plano de Marketing Digital.
Facebook Live:
Atualmente é a plataforma mais utilizada para transmissões ao vivo, e recentemente o Facebook adicionou algumas restrições de forma a priorizar através do algoritmo o que surge na timeline dos usuários. Uma das principais características é a possibilidade de definir uma audiência de forma a aumentar as hipóteses de os seguidores assistirem estes lives.
Por ser a rede social mais utilizada, o elevado alcance de usuários é a maior vantagem de usar o Facebook Live, já que o vídeo é mantido na página mesmo depois de finalizado, sendo possível também acessar as estatísticas de cada transmissão.
Instagram Live:
As transmissões ao vivo são a mais recente funcionalidade do Instagram e surgem na zona de destaque dos Instagram Stories. O tempo de duração dos lives é inferior ao Facebook Live, permitindo aumentar o engajamento dos seguidores e possibilitando a interação entre os mesmos.
As transmissões são feitas através do celular e nela são visíveis quantos seguidores estão online. À semelhança do Stories com a transmissão ao vivo não fica disponível no perfil, mas pode ser guardada no aparelho.
YouTube:
O maior foco desta plataforma são os vídeos gravados, mas também é possível fazer lives no Youtube e inclusive foi criado um canal dedicado exclusivamente a eles.
É a plataforma ideal para a transmissão de conteúdos longos, pois não existe limite de tempo e ela dispõe de recursos para avaliar o desempenho do live.
Infelizmente o Youtube não parece dar tanto destaque a esta funcionalidade como as outras redes sociais, sendo mais aconselhável a sua utilização por parte de usuários que já tenham a sua comunidade estabelecida nesta plataforma, de forma a divulgar os lives diretamente ao público-alvo.
Deixamos aqui algumas formas que irão aumentar o alcance da sua comunidade através desta nova funcionalidade:
- Perguntas e Respostas
Criar através da transmissão ao vivo uma sessão de “Perguntas e Respostas”, possibilitando uma relação mais próxima com a audiência. - Eventos ao vivo
Apresentar novo produtos ou fazer a cobertura de um evento são algumas das formas de gerar conteúdo nas redes sociais. O caráter móvel do Facebook e do Instagram permite uma transmissão não-profissional e mais imediata, enquanto o Youtube é uma excelente oportunidade para o lançamento de produtos junto à comunidade. - Desenvolver um roteiro
Nas transmissões através do celular não é esperado um vídeo com um aspecto profissional ou com muita produção, no entanto, é importante não deixar de lado algumas questões.
Os lives devem conversar com o público, por isso criar uma história ou um alinhamento para um evento live requer dedicação. - Colaborar com Influenciadores no Instagram Live
Cada vez mais marcas ou comunidades criam parcerias com influenciadores digitais para atrair mais seguidores. - Interagir com o chat
Os espectadores que assistem online valorizam cada vez mais um conteúdo espontâneo e original, por isso seja você mesmo e não se esqueça de interagir no chat. - Usar a transmissão para conhecer a audiência
Os lives são uma excelente oportunidade para conhecer melhor sua audiência e suas expectativas. Mostrar interesse em suas perguntas demonstra que a marca ou comunidade se preocupa com a audiência e isto cultivará maior credibilidade entre os seguidores.