terça-feira, agosto 20

Facebook Dating – A Nova Ferramenta do Facebook

A empresa Facebook, que já lidera as redes sociais, com o Instagram e o Facebook, e os serviços de mensagens, com WhatsApp e Messenger, lança sua plataforma para encontros. O Facebook Dating chega para disputar a preferência dos usuários com outros aplicativos de relacionamentos já existentes, como Tinder, Happn e outros.

Apresentação do Facebook Dating

(Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Recurso vinculado ao app não cadastra usuários automaticamente

Disponível apenas para uso no celular, o novo recurso não é um novo aplicativo, mas sim uma nova opção dentro do menu do Facebook, sendo que possuir uma conta na rede social não significa estar cadastrado na nova plataforma. Para ver outras pessoas cadastradas e poder interagir com elas, é necessário que o usuário clique e crie o seu perfil específico para o serviço, que como medida de segurança, deve ser vinculado a uma conta no Facebook. Serão importados apenas o primeiro nome e a idade, as demais informações do cadastro, assim como a foto do perfil, são diferentes da conta principal.

Outra razão pela qual o perfil do Dating deve estar vinculado ao Facebook é o fato do recurso utilizar informações da sua base de dados para disponibilizar funções como a possibilidade de pessoas poderem encontrar outras por evento na rede social, isto é, encontrar pessoas que confirmaram presença nos mesmos eventos antes ou depois de ocorrerem. Além disso, as sugestões de pessoas ocorrem a partir de preferências, interesses e atividades em comum no Facebook, e ainda, os usuários contam com a possibilidade de compartilhar com amigos e familiares a sua localização durante um encontro.

Facebook Dating dentro do menu do Facebook

(Foto: Reprodução/Marvin Costa)

“Mais parecido com a vida real”

Recém–lançado, o Facebook Dating ainda tem atuação pequena, muitos usuários do Facebook ainda desconhecem a novidade. No entanto, apesar de estar sendo lançado quando outros aplicativos de relacionamento já dominam a área, para Charmaine Hung, gerente de produto do Facebook, a plataforma se diferencia dos concorrentes porque “tem o foco em relacionamentos de verdade, que as pessoas se conheçam com o tempo”. Ele destaca, ainda, que “o Dating é mais parecido com a vida real: você não espera uma permissão para ir falar com a pessoa, apenas chega perto e conversa”, já que o Dating permite que qualquer pessoa puxe assunto com alguém uma vez por mensagem privada, sem que ambos tenham interagido previamente.

Facilidade, bloqueios e lista secreta – o que o Facebook Dating traz de novo

A facilidade para a utilização, uma vez que o recurso está disponível dentro de um aplicativo já bastante conhecido e utilizado, e a possibilidade de exclusão do perfil do Dating sem afetar a conta no Facebook, são outros destaques da plataforma, que garante que amigos não aparecem entre as pessoas sugeridas, e que o usuário pode optar por bloquear também amigos de amigos.

Mas se desejar encontrar alguém dentro da sua lista de amigos, o usuário conta com a ferramenta Secret Crush, na qual poderá criar uma lista secreta com até nove contatos e, se algum deles também marcá-lo, os dois recebem uma mensagem e a conversa é então liberada.

Garantia de privacidade e proteção dos dados

No que se refere à proteção de dados e à privacidade, o Facebook garante que nenhum dado ou ação realizada no Dating será compartilhada no feed de notícias ou em outras áreas da rede social. Também não é possível fazer print da tela quando estiver dentro da plataforma.

Outra preocupação, como forma de evitar o envio de conteúdo indesejado e assédio, a ferramenta disponibiliza apenas a troca de mensagens de texto, não permitindo o envio de imagens e vídeos.

Com a grande influência que a rede social tem hoje, e apresentando novas funcionalidades, o Facebook espera conquistar seu espaço na construção de relacionamentos online, utilizando sua base de dados para sugerir que pessoas se conheçam e decidam se querem conversar ou não.

About Author