quarta-feira, Maio 23

Facebook: 6 Novas Alterações nas Páginas de Empresa

O Facebook já nos habituou a um ritmo acelerado de alterações, umas mais bem recebidas que outras, que ocorrem quer nas suas regras, no seu algoritmo ou no seu design.

Estes últimos dias não foram exceção! E o mais interessante é que as alterações apresentadas estão diretamente relacionadas com a administração de páginas e marketing na rede social.

Confira algumas dessas alterações:

 

Pontuação do Negócio

Há já algum tempo, o Facebook pede que os seus usuários pontuem um negócio local com um sistema de estrelas. Essa era uma informação que estava oculta até às últimas alterações realizadas pelo Facebook.

Atualmente, a pontuação dos seus fãs passou a ser destacada no início da página, logo abaixo do nome, continuando a depender das avaliações que sua marca recebe.

Esteja atento a este campo da sua página, pois uma avaliação negativa pode custar a sua reputação.

 

Imagem completa quando partilha um link

Há alguns dias atrás, partilhar um link numa página era um ato de adivinhação. Você apenas conseguia ver o aspeto final de seu post quando essa era publicada para seus fãs. E com o novo formato de post (uma imagem de grande formato e o título e descrição do link abaixo) não fazia qualquer sentido que isso ainda acontecesse.

Felizmente, o Facebook repensou este processo e agora já é possível visualizar o mesmo post que seus fãs vão ver quando ele for publicado.

Facebook link preview

 

Programar publicação

Para simplificar a tarefa de programar as publicações futuras, o Facebook liberou uma nova ferramenta: um calendário. Esta alteração é ridiculamente simples, mas era há muito tempo esperada pelos administradores das páginas.

Agora é possível escolher um dia para publicar o post e ao mesmo tempo saber a que dia da semana corresponde, o que já acontecia com a maioria das aplicações de gerenciamento de redes sociais.

 

Facebook Calendário

 

Para determinar a hora da publicação, basta inserir a informação no campo seguinte e escolher o horário pretendido, agora com intervalos de 5 minutos.

 

Publicações agendadas no Painel administrativo

Atualmente, é possível confirmar se existem publicações agendadas diretamente no Painel administrativo da página. Essa informação pode ser consultada acima do histórico de posts e está apenas disponível se você selecionar a opção “Publicações” (a informação desaparece se for selecionada a opção “Notificações”).

 

Facebook-agendadas

 

Antes dessa alteração, o Facebook obrigava os administradores das páginas a aceder ao Registro de Atividades para consultar quais as publicações agendadas. Para além do processo ser demorado e complicado, era fácil você se esquecer que existiam posts aguardando publicação. Novamente, a rede social optou por simplificar!

 

Posts Compartilhados nas Notificações

A área de Notificações, no Painel administrativo, é o local para consultar os comentários e curtidas das suas publicações. Mas o Facebook decidiu incluir mais um dado: os post compartilhados.

Este é um dado que, na nossa opinião, é muito mais importante que as curtidas e até os comentários e faz todo o sentido que esteja disponível no painel de notificações.

No entanto, essa funcionalidade parece ainda não estar disponível para todas as páginas.

 

Navegação no Facebook Insights 

Em conjunto com as restantes alterações, o Facebook está também testanto um novo design para o Insights.

No topo, do lado esquerdo, você vai poder encontrar links para a página, para a atividade da página, para o Insights e ainda um drop down para a edição da página. Do lado direito, estão os campo de Ads Manager e de Ajuda.

Essa é mais uma alteração que não está disponível em todas as páginas, por isso não se preocupe se o Insights de sua página ainda não tem cara nova.

 

Qual a sua opinião em relação a essas últimas alterações? Deixe nos comentários!

 

[author][author_image timthumb=’on’]https://gestaodecomunidades.com/wp-content/uploads/2013/10/Newsletter-GdC.png[/author_image] [author_info]A newsletter GdC chegou! Para receber as últimas notícias, dicas e tutoriais sobre gestão de redes sociais, subscreva![/author_info] [/author]

 

 

About Author

Licenciada em Design e Gestão, é fascinada pela internet e seu potencial. Trabalha como Community Manager para várias marcas e divide esta paixão com o seu interesse por arte urbana, fotografia e tecnologia.

  • Demóstenes Muniz Brito

    Estou observando as mudanças. São positivas, pois o Facebook corrige alguns buracos para quem administra páginas. Os compartilhamentos em páginas precisam de um destaque igual aos ‘likes’ e finalmente, a programação de posts e está mais fácil para trabalhar.

    • Ângela Bastos

      Também achei, Demóstenes! Alterações tão simples como adicionar um calendário ou notificações para os compartilhamentos já faziam falta no dia a dia dos administradores de páginas.

  • Pingback: 6 novas alterações nas páginas de empresa no Facebook. | swot digital contents()

  • Pingback: Facebook faz pacotão de mudanças | Webmanario()

  • Alexandre Nunes

    Parabéns pela publicação, está ótima. Outra novidade que pode ser citada do insights é a que permite o gerente da página comparar o crescimento dela com 5 outras páginas, coisa que achei muito útil para acompanhar os concorrentes diretos e seu respectivo aumento em ‘opções curtir’.

    • Ângela Bastos

      Obrigada, Alexandre! Sim, essa é uma novidade que surgiu pouco depois da nossa publicação. É uma excelente forma de monitorar a concorrência. Mas o Facebook resolveu ser justo para ambas as partes, isto é, seu concorrente vai saber que você o está monitorando 🙂

      • Alexandre Nunes

        Como ele irá saber que está sendo monitorado o crescimento dele? Fiz uns testes e a unica coisa que percebi é que o Facebook sugeriu uma página que eu tinha adicionado para seguir a que eu estava adicionando, mas se for isso acho muito pouco para ter certeza.

        • Ângela Bastos

          Quando uma página concorrente decide acompanhar sua página usando essa funcionalidade, você recebe a notificação: “Outra página adicionou como uma página para observar”. Ou seja, todas as 5 páginas que você escolhe monitorar também vão receber essa notificação.

          • Ângela Bastos

            Você está certo Alexandre. Também fiz o teste com outra página e até agora não recebi qualquer alerta. Mas é estranho que tenha recebido a notificação para apenas 1 página e seja também apenas 1 página sugerida. Espero que se mantenha o anonimato nessa nova funcionalidade! 🙂

          • Alexandre Nunes

            Também espero, obrigado por testar também, quase tive um infarte ao saber que os concorrentes veriam, tenho alguns clientes muito competitivos.

          • Alexandre Nunes

            Seria mesmo, no teste que fiz não recebi notificação, mas pode ser por que eu sou gerente das duas talvez :/ Vou explorar mais.

  • Pingback: Facebook testa novo recurso para salvar conteúdo()

  • Pingback: As Melhores Marcas nas Mídias Sociais em 2013()