Faltam apenas algumas horas para o começo de um novo ano. O balanço da presença da marca nas redes sociais 2013 está feito. A estratégia para 2014 nestas plataformas está delineada. Mas será que você considerou todas as variáveis no planejamento de suas ações?
Para além dos objetivos da empresa, do orçamento e dos recursos disponíveis, da indústria em que a marca atua, é necessário conhecer muito bem as redes sociais e como tirar partido deste canal de comunicação.
Pensando neste momento de viragem, a empresa Fabulosa Ideia criou o infográfico 15 Tendências para Redes Sociais em 2014. O objetivo é mostrar um conjunto de previsões para o próximo ano, mas estas indicações são, na realidade, 15 mandamentos para conseguir bons resultados nas redes sociais.
Eles são:
1) Invista em publicidade no Facebook Ads. Foi o próprio Facebook a admitir: o melhor jeito de ter suas postagens vistas é pagando por isso.
2) O Google+ será a rede social de 2014. Com a quantidade de marcas e usuários insatisfeitos com o Facebook, e todas as novas funcionalidades que a rede social da Google oferece, é inteligente investir à sério nesta plataforma.
3) Crie grupos no LinkedIn. A rede social dos profissionais está cada vez mais concorrida. Ter um perfil não é o suficiente para se destacar. Crie um grupo e converse com a sua audiência.
4) Inove com missões em vídeo no Instagram. Com o novo recurso de vídeo do Instagram, o formato de foto das Instamissions será substituído pelo formato em vídeo. Experimente.
5) O MySpace está de volta. Procura uma nova rede social para interagir com a sua audiência e que otimize no Google? Tente o MySpace!
6) O Designer é o seu melhor amigo. A imagem ganha cada vez mais força na web e já não basta ser o sobrinho a fazer o design. Contrate um profissional!
7) Potencie seu negócio com o Pinterest. O Pinterest não é só uma rede social para DIY. Promova os seus serviços ou produtos com boards corretamente otimizados.
8) Tire partido da Copa do Mundo. O Brasil vai ser o principal assunto nas redes sociais durante a Copa do Mundo. Entre também na conversa.
9) Otimize o conteúdo para mobile. Os consumidores estão a mudar a forma de acessar às redes sociais. Acompanhe a mudança ou fique para trás.
10) Utilize o Twitter apenas como SAC. Desapontados com os níveis de engajamento com esta rede social, muitas marcas estão a utilizar o Twitter apenas como canal de atendimento e relacionamento com o consumidor.
11) Retargeting. Crie anúncios nas redes sociais de acordo com a interação dos usuários com a sua marca ou site.
12) Conheça o seu mercado nas redes sociais. Utilize os meios disponíveis nas várias mídias sociais para analisar o mercado e conhecer a recepção de sua marca. Os anúncios do Facebook são uma ótima ferramenta de pesquisa de mercado!
13) Os vídeos são o futuro. O YouTube é o segundo motor de pesquisa mais acessado do mundo. Você não vai querer perder esta oportunidade. Faça vídeos!
14) As hashtags invadem a publicidade. As hashtags já não estão limitadas às redes sociais. À semelhança do que acontece com os seriados ou programas de TV, também os comerciais podem dar origem a conversas nas redes sociais com o uso de hashtags.
15) O bate-papo pode ser incorporado em várias redes sociais. Começando pelo Instagram, outras mídias sociais podem lançar a ferramenta de chat. Qual o impacto para as empresas? Só o futuro o dirá…