Qual seria a formula do sucesso para elevar uma comunidade? [Parte 1]

Vamos começar este Post fazendo uma associação um tanto quanto.. estranha, a principio. Vamos imaginar cada comunidade como sendo uma simples pessoa por assim dizer, sendo assim, devemos entender que cada uma possui as suas necessidades, as suas diferenças. Logo, é isto que torna cada comunidade unica dentre as milhares que existem mundo afora.

Apos fazer esta associação então, vamos tentar entender porque algumas comunidades vão mais longe do que outras.

“A Formula do sucesso não encontra-se unicamente no responsável pela comunidade, ou seja, em nós, CM’s.  Grande parte do sucesso encontra-se na propria comunidade antes mesmo de alguém assumi-la. “

O que isto quer dizer? é simples, muitas comunidades atraem naturalmente mais pessoas do que outras, pois são de mais fácil interesse a nós, em outras palavras. tratam de assuntos considerados essenciais para nós, como por exemplo, comunidades que envolvam áreas da ciência e tecnologia, áreas da saúde, e tendências em geral. Alias, grande parte do sucesso esta nas tendências que encontram-se em constante renovação, sendo assim, é dificil acertar sempre ao escolher quando é a hora certa para a sua comunidade começar a crescer.

Como vemos então, são varias condições que influenciam neste processo, e uma delas, justamente, são as tendências. Que como já vimos, estão todos os dias se renovando, o que pode ser bom para uns e ao mesmo tempo péssimo para outros, este é um mercado muito instável, complicado de se prever. Porem, aquele que está sempre bem informado, pode sempre ser capaz de arriscar-se e prever até quando certas tendências vão durar e quando outras irão surgir, inclusive para estes bem informados é impossível ter uma previsão certa quanto a tendências, e o melhor exemplo disso seria o recente caso da Luisa  que finalmente voltou do Canadá, ou não.

Enfim, mais uma palavra chave surge então, informação. Não é a toa que ouvimos sempre falar na importância de se manter atualizado. A televisão, a internet, os blogs e as redes sociais estão ai para isso. Inclusive as redes sociais com seu amplo poder de divulgação tendem a ser os meios mais eficazes de propagação de qualquer tipo de informação, util, e inutil ao mesmo tempo. (Logo mais faremos um post dedicado exclusivamente a canais de informação util!)

Para finalizar a primeira parte deste post, vamos falar do bom e velho TeamWork, ou trabalho em equipe, como preferirem. Pode parecer obvio mas é importante lembrar que uma comunidade pode sim, mas não deve ser comandada por uma pessoa apenas, pelo simples fato que uma contribuição externa deve ser sempre bem vinda, assim como uma nova perspectiva pode fazer toda a diferença na hora de receber um feedback.

 

Continua (…)