O briefing: definição de objetivos do CM durante o projeto mar02

Tags

Related Posts

Share This

O briefing: definição de objetivos do CM durante o projeto

O briefing: definição de objetivos do CM durante o projeto

Quarto artigo do Tutorial Simples de Community Management ou Gestão de Comunidades Online.

O briefing é uma ferramenta comum na metodologia de projeto. Profissionais das mais diversas áreas como arquitetura, design, publicidade, relações públicas, etc., em especial profissionais das áreas criativas, costumam usá-lo para definir as diretrizes de desenvolvimento do projeto.

É aqui onde serão definidos os objetivos do projeto, os meios e recursos a utilizar, as restrições, entre outros.

As partes essenciais de um Briefing para Gestão de Comunidades são:

Problematização e contexto

  • Perguntas que definem a necessidade da empresa/instituição/ONG. Definindo o problema/necessidade é mais fácil definir os objetivos, e consequentemente o método que será usado para a estrategia de CM. É também a través da definição do background/contexto da empresa ou comunidade, que será definida uma estrategia ótima.

A estrategia de CM

  • Quais são os recursos disponíveis? Com quais departamentos/profissionais da empresa/instituição é preciso trabalhar em equipo? Quais plataformas já dispõe ou pensam disponibilizar?

Especificação

  • Restrições e outras limitações, como por exemplo o perfil do membro da comunidade que desejam captar, o local da comunidade, idiomas para moderação, etc.

O Briefing de projeto para o Community Manager está disponível para download e pode ser usado à vontade, no projeto e com o cliente que você quiser. Não siga à risca o briefing, se você acreditar que é preciso abranger mais dados, crie as suas próprias perguntas e incorpore a esse briefing.

Gostaria de sugerir novas perguntas para o Briefing do Community Manager? Fique à vontade para comentar e incorpore às perguntas que você acreditar são melhores para o seu perfil de comunidade. Ficará uma copia atualizada no Google Docs com as sugestões recebidas, aquí >>