Google Analytics: Guia para criar conteúdo mais relevante

Criar conteúdo que a audiência goste e partilhe é o grande desafio dos profissionais de marketing de conteúdo.

 

Existem várias ferramentas  e métricas que podem ser uma ajuda valiosa no momento de escolher o assunto, as keywords, ou a estrutura do título.

 

O Google Analytics é uma delas, fornecendo dados suficientes para determinar quais os artigos que o seu público mais gosta, ajudando a moldar a estratégia para a criar conteúdo no futuro.

 

Para determinar o que existe em comum entre os artigos que mais interessam à sua audiência, aceda ao Google Analytics e realize um relatório de comportamento seguindo os passos:

 

Relatório de comportamento

Para realizar um relatório de comportamento, comece por selecionar “Comportamento”, no menu de Relatórios Padrão. De seguida, escolha “Conteúdo do Site” e “Todas as páginas”.

 

Relatório Comportamento Google Analytics

 

Determine o período em análise

 

É possível escolher o período de tempo em análise. Para isso, selecione o campo da data, no canto superior direito e insira as datas de início e fim do relatório, dependendo do período que você quer analisar.

 

Mas se o seu objetivo é conhecer que tipo de conteúdo tem mais impacto junto de sua audiência, considere escolher um período de tempo mais alargado, como os últimos 6 meses.

Data Google Analytics

 

Ordene os resultados por número de visualizações de páginas únicas

 

Por defeito, os resultados são apresentados por número de visualizações de páginas. Este dado inclui todas as visualizações, incluindo as repetidas, ou seja, os visitantes que visualizam uma página mais do que uma vez.

 

Apesar de este ser um dado importante, para esta análise o relevante é conhecermos qual o número de pessoas únicas que visitaram determinada página do site. Para ordenar os resultados pelo número de visualizações únicas, clique nesse campo no topo da coluna correspondente.

 

Agora você pode ver quais os artigos mais populares nos últimos 6 meses e, a partir desses dados, decidir qual o tipo de conteúdo que vai ser produzido no futuro.

 

Dependendo dos seus objetivos, existem várias conclusões que você pode retirar desse relatório:

 

  • Assuntos mais populares

 

Apenas pela análise dos artigos com mais visualizações, é possível determinar que o conteúdo mais popular é o que está relacionado com Facebook Marketing. Assim, nos devemos preocupar em criar conteúdo relacionado com este tópico de forma mais regular, sem esquecer o foco global do site.

 

Artigos populares Google Analytics

  • Estrutura dos artigos

 

O relatório de comportamento do Google Analytics permite ainda concluir que nossa audiência valoriza artigos com listagens, baseadas no número de dicas ou informações que apresentamos. Na realidade, esse tipo de conteúdo é de fácil leitura e um título como “12 Passos para avaliar sua fanpage do Facebook” é muito apelativo para quem está procurando uma fonte de informação bem estruturada.

 

  • A relevância do guest blogging 

Se o seu site aceita artigos de bloggers convidados, é importante avaliar a popularidade destes conteúdos e dos seus autores. Dependendo dos resultados, você pode decidir não aceitar mais artigos de determinado blogger ou pedir mais trabalhos de outro.

 

O Google Analytics é uma das ferramentas mais completas na análise da performance do conteúdo de um site. Mas não se fica por aqui! Mantenha-se ligado no GDC para conhecer mais utilidades dessa ferramenta!

 

A newsletter GdC chegou! Para receber as últimas notícias, dicas e tutoriais sobre gestão de redes sociais, subscreva!