Conhecendo as principais redes sociais e plataformas fev26

Etiquetas

Artigos relacionados

Compartilhar

Conhecendo as principais redes sociais e plataformas

Conhecendo as principais redes sociais e plataformas

Terceiro artigo do Tutorial Simples de Community Management ou Gestão de Comunidades Online.

Em qualquer projeto de Gestão de Comunidades Online/Offline é necessário, como primeiro passo definir o objetivo da comunidade, por exemplo: melhorar a exposição de uma marca, trazer clientes fiéis à empresa, recrutar novos voluntarios para uma ONG, melhorar o engagement (nivel de interação) da marca, PR, entre muitos outros.

Embora os objetivos a longo prazo sejam os mais recomendados, pois podem trazer varios beneficios para a empresa e os membros da comunidade, também existem os objetivos imediatos, a curto prazo e com resultados limitados. Para cada objetivo há um canal de crescimento, e entre esses canais temos as redes sociais. Nesse artigo apresentarei as duas maiores redes, e as suas caracteristicas gerais.

Twitter, Facebook, LinkedIN e Pinterest são algumas das redes sociais mais usadas hoje. Orkut caiu em desuso e por isso não aprofundarei nessa rede social hoje.

Twitter

  • Perfil do usuário: perfis variados.
  • Tipo de conteúdo: breve (140 caracteres máx.); compartilhamento de informação, idéias, fonte de inspiração. Embora o Twitter tenha nascido da simples idéia de compartilhar “o que você está fazendo” com os seus amigos, hoje é mais um canal de informação e noticias.
  • Vantagens: é muito fácil ‘viralizar’ no Twitter. Ou seja, com alguns poucos passos e usando bons métodos de promoção multi-canal, Twitter pode gerar facilmente um grande fluxo de visitas para a comunidade.
  • Desvantagens: o perfil imediatista do usuario não significa que haverão membros fiéis na comunidade. Não é possível gerar uma conversação longa no Twitter (pelo menos não facilmente).
  • Recomendação para o CM: entre os métodos mais eficientes de promoção via Twitter, para uma comunidade na fase de crescimento, estão o compartilhamento de dados úteis para o perfil do usuario da comunidade. Usar videos no youtube, fotografias, infográficos, entre outros meis de apresentação de conteúdo. Ferramentas como HootSuite ou TweetDeck podem facilitar o trabalho na hora de executar a estratégia de Community Management.

Facebook

  • Perfil do usuário: pelo simples fato de expor maior informação pessoal de cada usuário, em Facebook encontramos também usuários de variados perfis, mas onde é ainda mais propicio ‘recrutar’ membros fiéis para a comunidade, pois é preciso capturar a atenção dos usuarios compartilhando conteúdos mais detalhados.
  • Tipo de conteúdo: Facebook suporta conteúdo extenso ou curto. Aqui é também possível compartilhar dados de interesse para o perfil temático da comunidade, e ainda fazer uso das diferentes ferramentas dessa plataforma, como: pesquisas, bloco de anotações, galeria de imagens, etc.
  • Vantagens: embora seja necessário mais trabalho sobre os conteúdos compartilhados, para conseguir capturar a atenção de novos membros, é possível utilizar outros ferramentas como a Galeria de Imagens, ou criar uma App personalizada dentro da Fan Page da sua comunidade. Facebook possui uma ferramenta de advertisement muito útil e que permite segmentar ao máximo a publicidade que você queira fazer. Ainda com um orçamento limitado, é possível trazer bons resultados.
  • Desvantagens: as restrições do Facebook procuram beneficiar a privacidade do usuario. Por isso você precisará de mais tempo pesquisando sobre os perfis que possam interessar à sua comunidade. São muitas Fan Pages e os Grupos no Facebook, cada usuario de Facebook é seguidor de mais de uma Fan Page ou Grupo, o que dificulta cada vez mais a adição de uma nova comunidade, pois o público é mais riguroso na hora de dar um ‘like’ em qualquer página.
  • Recomendação para o CM: não tente gerar muita conversação num inicio. Na fase de crescimento o importante é compartilhar dados e conteúdos que possam ser do interesse do perfil da comunidade. Invista um orçamento baixo em anuncios no Facebook para trazer os primeiros 100/200 seguidores e logo invista mais tempo em estudar o perfil dos seguidores atuais, para logo recrutar diretamente (p.e.: através de mensagens personalizadas) novos membros.

Outras redes sociais que estão gerando bons resultados são o Google+ e o Pinterest. Em próximos artigos aprofundarei nos perfis de cada rede, com dicas avançadas também para o Facebook e o Twitter.

E para você, quais redes sociais e plataformas são importantes no seu dia-a-dia como CM?