Como identificar e o que esperar com a abertura de uma Comunidade Online mar08

Etiquetas

Artigos relacionados

Compartilhar

Como identificar e o que esperar com a abertura de uma Comunidade Online

Comunidades Online a princípio podem surgir por vários motivos e as expectativas ao redor destas são muito otimistas, devido a eficácia comprovada da Web em facilitar e promover a expansão de negócios. Porém, antes desta decisão ser feita, é bom identificar quais benefícios estas podem trazer para a sua empresa, pois este com certeza não é um investimento o qual irá se encaixar no orçamento de qualquer uma delas.

Engana-se quem pensa que este é um trabalho o qual irá apresentar resultados significativos em um curto periodo de tempo, este é o primeiro fator a ser avaliado.

A não ser, é claro, que estejamos falando de grandes empresas como Apple, por exemplo, para as quais é um recurso vital estarem presentes em todos os tipos de redes sociais. Uma comunidade neste caso, só tende a trazer benefícios, e incrementar gradativamente os lucros da empresa.

No entanto, a nível geral, são poucos aqueles que tem o privilégio de trabalhar entre tais empresas. Falando de pequenas empresas, comunidades tendem a apresentar resultados somente depois de meses, inclusive anos, em alguns casos.

Feito isto, vamos entender qual o proposito de estabelecer uma Comunidade na web. Devemos ter em mente que a os objetivos do community management devem ir além de vender, anunciar, ou promover determinado produto, este é um benefício que irá aos poucos ser explorado pela comunidade, portanto é apenas um benefício.

Outro grande falha, é quando a empresa espera principalmente atrair mais ‘novos membros’ a sua comunidade, do que estimular os frequentadores. Não que isto não irá acontecer, ou que isto esteja errado, porém, o intuito de uma comunidade é, além de criar laços principalmente, estimular a relação já existente com aqueles que já fazem parte dela ou que são membros fiéis. Eventualmente esse esforço trará consigo novos membros

Concluindo, a gestão de comunidades é um investimento que dará resultados sempre e quando for devidamente direcionado, respeitando o tempo natural das relações humanas. As ‘conversões’ que podem ser forçadas no marketing e na publicidade não trarão os mesmos resultados pro trabalho de um CM. A essência da Comunidade está nas pessoas e as relações entre elas, não nas vendas ou conversões que são apenas derivadas do esforço do CM. e não por isso menos importantes. É tudo um questão de consequencias.