A História do Community Manager, a origem jan15

Tags

Related Posts

Share This

A História do Community Manager, a origem

A História do Community Manager, a origem

Primeiro artigo do Tutorial Simples de Community Management ou Gestão de Comunidades Online.

Uma breve introdução, o que tinham em comum Aristóteles e o Community Management

O que tinham em comum Aristóteles e o Community ManagementAntes de explorarmos as raízes do Community Management e a sua evolução na história, é necessário aclarar que a Gest?o Gestão de Comunidades Online é parte íntegra da Gestão “Offline”, ou melhor, vai além das redes sociais e da internet. Precisamos relembrar as palavras de Aristóteles na sua obra “Política”:

…a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e que é por natureza e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade […] Agora wholesale nfl jerseys é Program evidente que o homem, muito mais que a abelha ou outro animal gregário, é um animal social. (Política, I, 1253b, 15)

Em resumo, o ponto de partida está na natureza social do ser humano, quem deu origem a grupos, tribos, sociedades e finalmente civilizações. Se de bem o Community Manager ou o Gestor de Comunidade veio a Manager ser nomeado como tal na era da inernet, os conhecimentos e habilidades desse profissional podem ser encontrados em diversas disciplinas: sociologia, antropologia, jornalismo, design, gestão e mais.

O Contexto atual

A consolidação desse profissional foi promovida com a chegada da era digital e da internet, do trabalho colaborativo, e a corrida pela inovação das startups. Ainda que um dos primeiros lugares onde os gestores de comunidade se ネット放送局、開局しませんか?(機材レンタル付き) destacaram, foram as ONGs (NGOs), em próximos artigos explicarei algumas das razões desse sucesso.

As empresas começaram a se preocupar cada vez mais na percepção que o seu público-alvo/clientes possuem pelas marcas (que se conhece como posicionamento). E entenderam que os métodos tradicionais do marketing não funcionam da mesma maneira. O RRPP é um profissional que reflete essa preocupação. Lisbon De fato o Community Management possui uma intima relação com ciências como a Antropologia, Sociologia, Psicologia e mais, consequentemente com proffissionais do mundo da publicidade, o marketing, o design gráfico e o cheap nfl jerseys jornalismo, entre outros.

Existem já alguns cursos para a formação de Community Managers. A maioria são Cursos Profissionalizantes, alguns que vale a pena destacar:

Em próximas publicações veremos outros cursos em destaque.

Conclusão

  • O CM nasce e aprende de viver em sociedade, de ver e interagir.
  • O CM surge antes das comunidades online, muito antes da internet. É preciso integrar essas duas perspectivas pois fazem parte de uma única realidade.
  • Não desanime! É verdade que um CM precisa conhecer um “pouco de tudo”, mas esse conhecimento multidisciplinar tem seus pontos em comum e nos próximos artigos ficará cada vez mais fácil entender o que é preciso para a Gestão de Comunidades e como wholesale jerseys ser um bom CM.
  • O CM deve ser primeiro, humano. A empatia e o desejo por interagir, trocar idéias, conversar com pessoas interessantes é o primeiro passo.

Referências

Próximo artigo: Áreas de trabalho e objetivo do Community Manager (CM)