Facebook testa novo layout para o feed de notícias

Facebook Newsfeed

 

Nos últimos meses, o Facebook tem apresentado, a uma velocidade incrível, um conjunto de mudanças no seu algoritmo e no feed de notícias. As alterações propostas pela rede social pretendem melhorar a experiência do usuário, trazendo até ele as histórias mais relevantes, de acordo com o seu comportamento na rede social.

 

Se antes o feed de notícias era um lugar para os memes, com a última revisão do EdgeRank, os conteúdos dos grandes portais de notícias ganharam um lugar de destaque. Transformar o Facebook em um “jornal personalizado” era a intenção original de Mark Zuckerberg, quando foi apresentado o novo design do feed de notícias, em março de 2013.

 

Pois parece que a rede social começou a dar os primeiros passos para transformar o seu site num verdadeiro jornal digital.  O alerta partiu da Co.Design que detectou as primeiras mudanças na formatação dos posts no feed de notícias.

 

 Novo design Feed de notícias

 

Os títulos e a descrição das publicações apresentam uma fonte serifada, fazendo lembrar os tradicionais veículos impressos. A imagem acima mostra o design atual à esquerda e o layout que está sendo testado à direita.

 

Nesta versão, os anúncios à direita do feed de notícias são maiores e o botão “compartilhar” foi substituído pela seta, símbolo já utilizado em outros sites de mídias sociais.

 

Novo design Newsfeed

 

Questionado sobre as alterações, o Facebook confirmou que “este é um pequeno teste de design que estão realizando”, mas não existem ainda previsões que estas mudanças sejam implementadas em definitivo no feed de notícias.

 

Acho que isso vai depender da aceitação dos usuários e marcas. Qual a sua opinião? Prefere esse layout ou o atual?

A newsletter GdC chegou! Para receber as últimas notícias, dicas e tutoriais sobre gestão de redes sociais, subscreva!