sexta-feira, dezembro 15

Marketing de Conteúdo: Será que é a melhor opção?

marketing-conteudo

Mais do que nunca, o conteúdo é o rei nas estratégias de Marketing. Para muitas empresas, o conteúdo é já um componente obrigatório no seu marketing mix; para outras, principalmente as pequenas empresas, o Marketing de conteúdo é ainda território desconhecido ou difícil de alcançar.

O conceito do Marketing de conteúdo é muito simples: sua empresa deve produzir conteúdo interessante e relevante, capaz de levar sua audiência a gostar, compartilhar e comentar este conteúdo. O engajamento conseguido, para além de ser importante para brand awareness, vai ser crucial para a aquisição de novas leads e, consequentemente, para o aumento de conversões.

Mas será que é assim tão linear? Como em tudo que envolve o comportamento humano, a resposta é não. Na realidade, este é um canal muito eficaz, mas exige tempo, recursos humanos e algum investimento financeiro para ser concretizado. Para além disso, devido ao caráter não comercial do conteúdo produzido, as conversões nem sempre são imediatas, levando algumas empresas a desistir desta estratégia poucos meses depois de ser implementada.

Não deixamos de compreender a ambição das pequenas empresas, mas é preciso aprender a caminhar antes de correr, não é mesmo? Assim, antes de avançar com um investimento em Marketing de conteúdo, toda a empresa deve analisar e conhecer os seus recursos e saber que existem outras alternativas. As estratégias que propomos podem ser bem menos dispendiosas e apresentar resultados mais imediatos, levando a um crescimento sustentável.

Confira:

 

SEO e PPC

De acordo com um estudo feito pela empresa BrightEdge, cerca de 51% do tráfego para sites de empresas B2B e B2C tem origem na pesquisa orgânica. Por esta razão, é vital garantir que o seu negócio ocupa a primeira página dos resultados dos motores de busca sempre que alguém procura pelos seus produtos ou serviços online.

A resposta para este desafio é apostar numa estratégia combinada de SEO e campanhas PPC. À semelhança do que pode acontecer com o Marketing de conteúdo, os resultados de uma campanha de SEO são demorados, mas eficientes a médio, longo prazo, se existir um trabalho consistente e de qualidade. Por isso, enquanto espera por uma posição na primeira página dos motores de busca, invista em campanhas de PPC (Pay Per Click) para conseguir tráfego imediato para o seu site. Uma vez que esta estratégia pode implicar algum investimento financeiro, esteja sempre atento a todas as suas campanhas e às métricas mais importantes para seu negócio.

 

Curadoria de conteúdo

Um dos objetivos do Marketing de conteúdo, é posicionar a empresa como um especialista, um influenciador na sua área. Mas, tal como já referimos, isso requer muito tempo e recursos.

Em vez de perder horas a criar peças de conteúdo totalmente inovadoras e que cativem a atenção de sua audiência, considere fazer a curadoria de conteúdos nas redes sociais de sua empresa. Existem várias ferramentas que o podem ajudar nessa tarefa: Klout, Listas do Twitter, Feedly, Scoop.it!, etc. O importante é sempre surpreender sua audiência com sua seleção de artigos relevantes e de qualidade.

 

Geração de Leads

Uma das formas mais eficientes de fazer crescer o seu negócio é através de uma estratégia de Lead Generation.

Você pode optar por pagar a outras empresas por estas leads ou conseguir atraí-las para seu website, conjugando um conjunto de estratégias: crie landing pages com um copy interessante, um call to action forte e um formulário para captar os contatos dos potenciais clientes e promova-a com a ajuda do Google Adwords, Facebook Ads ou Redes Sociais.

 

CRM

Antes de avançar para uma estratégia de geração de novas leads, verifique se a sua empresa está a investir na conversão das leads já existentes. Para implementar esta estratégia com sucesso, um sistema de CRM pode fazer toda a diferença.

Em vez de investir todo o seu orçamento num programa de CRM caro, utilize o Streak, um plugin gratuito com integração com o Gmail. Com este plugin, é possível gerir e monitorar as leads de acordo com o seu patamar no funil de conversão.

 

Que outras estratégia você sugere? Qual a que melhor resultou com sua empresa?

About Author

Licenciada em Design e Gestão, é fascinada pela internet e seu potencial. Trabalha como Community Manager para várias marcas e divide esta paixão com o seu interesse por arte urbana, fotografia e tecnologia.