Infográfico: As Competências do Profissional de Marketing Digital

Competencias-Marketing-Digital-2015-banner

No contexto competitivo atual, desenvolver competências digitais é uma questão de vida ou de morte da carreira do profissional de Marketing. Em média, 60% do tempo deste profissional é agora dedicado ao gerenciamento de atividades digitais. Para se manter relevante e ter a certeza que as suas atividades refletem as últimas tendências, o marketeiro deve continuar a investigar, estudar, aprender.

Com base nessa realidade, a Smart Insights, a eCommerce Expo e a Technology for Marketing and Advertising juntaram forças para criar o infográfico The State Of Digital Marketing Skills 2015, que apresenta uma análise bastante completa do estado atual das competências de Marketing Digital destes profissionais.

Apenas 9% dos inquiridos afirma dominar todas as áreas de Marketing Digital, enquanto que a maioria indica ter conhecimentos fortes em algumas áreas digitais, mas muito fracos noutras. Entre as competências que os marketeitos mais dominam estão o desenvolvimento e planejamento da estratégia, Marketing nas mídias sociais e Marketing de conteúdo. Já o design, a programação web e as relações com influenciadores são as atividades para as quais os profissionais se sentem menos preparados.

No que respeita à escolha deste tipo de profissionais, as dificuldades que as empresas enfrentam começam logo no momento do recrutamento. Segundo o infográfico, a maioria das empresas (63%) considera difícil ou muito difícil encontrar o candidato certo.

Tendo em conta que apenas uma pequena parte dos profissionais de Marketing domina todas as áreas digitais, é fácil perceber porquê: o cargo que as empresas mais procuram é o Digital Marketing Manager, ou seja, o profissional que consegue desenvolver, planejar e implementar a estratégia de Marketing Digital em todos os canais digitais, utilizando o máximo de ferramentas à sua disposição. À medida que a especialização aumenta – Social Media Manager, Content Marketing Manager, SEO Manager – diminui a procura por parte das empresas.

O fato de muitos profissionais procurarem fontes de informação não certificada também pode contribuir para o insucesso do recrutamento. Segundo o infográfico, 30% dos marketeiros usa o Google para responder às suas questões e 33% afirma obter seus conhecimentos em blogs de Marketing Digital.

O que fazer para diminuir este hiato entre profissionais e empresas? A solução não está em contratar novos profissionais (o que, pelo que vimos, nem sempre corre bem), mas em incentivar a aprendizagem e o desenvolvimento de novas competências dos profissionais que já conhecem o negócio. Investir na atualização e progressão do capital humano é investir no crescimento e no sucesso da empresa.

Confira todos os dados deste estudo no infográfico:

Competencias-Marketing-Digital-2015