Usando a Psicologia para Converter nas Mídias Sociais

1

Com o universo das mídias sociais sempre em evolução, é confortável pensar que existem certos aspectos que são praticamente imutáveis, como a forma como os consumidores pensam.

A forma como interagem com nossos produtos e serviços deriva de uma série de princípios da Psicologia que os profissionais de marketing devem ter em conta antes de desenvolver qualquer estratégia.

Confira 5 princípios chave apresentados pela Pardot no seu infográfico Using Simple Psychology to Increase Conversions:

 

Prova Social

Todos nós gostamos de sentir que fazemos parte de um grupo e a ideia de sermos deixados de fora nos assusta! Você pode tirar proveito desse desejo constante de pertença na sua estratégia de mídias sociais, mostrando como outros usuários estão  beneficiando da utilização de seu produto.

Na prática, se o consumidor sentir que seus amigos confiam numa determinada marca, a probabilidade de optar por um produto dessa marca e não de outra aumenta significativamente.

Aposte em formas criativas de seus seguidores expressarem opiniões sobre o produto e não se esqueça de incluir opções de partilha para as várias redes sociais.

 

Aversão à Perda

Ninguém gosta de perder! Seja na prática de esportes ou na concretização de um bom negócio, todos temos a tendência para demonstrar uma grande aversão à perda.

Você também pode usar esses instintos básicos do ser humano no desenvolvimento de conteúdo para as mídias sociais. Basta mostrar aos consumidores o que eles perdem se não realizarem a ação que lhes é proposta.

Para potenciar esse sentimento, imponha um limite curto ao tempo da oferta ou reduza o número de produtos em promoção. As redes sociais são o veículo perfeito para relembrar os usuários como é importante não deixar passar determinada promoção!

 

A Melhor Escolha

O nosso cérebro está sempre procurando por comparações. É a nossa forma de garantir que fazemos a escolha mais acertada quando nos são apresentadas várias opções.

Este é mais um aspecto da psicologia humana que você pode ter em conta ao determinar a sua estratégia de marketing.

Experimente alterar a percepção que o consumidor tem do valor do seu produto, realizando um desconto – não esqueça de incluir o preço original e o preço com o desconto – e ofereça algo extra para aumentar o valor daquilo que você está vendendo. Realizar promoções nas mídias sociais é também uma excelente forma de aumentar o número de seguidores e aumentar os níveis de engagement.

 

Compromisso Social

Os humanos são criaturas sociais, que sentem a obrigação de honrar todos os laços que estabelecem, mesmo que sejam ligações puramente emotivas, como as que mantêm com as marcas.

É por esse motivo que temos uma maior tendência para atender aos pedidos de marcas que seguimos, ignorando os apelos de empresas desconhecidas.

Aproveite esse fato para encorajar seus seguidores a interagir mais com a marca nas redes sociais e a partilhar seu conteúdo com amigos!

 

Autoridade

Todos temos a tendência para confiar em figuras de autoridade, como líderes de opinião ou influenciadores. É por essa razão que muitas marcas optam por contratar celebridades ou experts numa determinada área para divulgar seus produtos.

No entanto, para tirar partido dessa característica do ser humano, você não precisa de budget assim tão elevado. Basta alguma criatividade no uso das mídias sociais.

Criar parcerias estratégicas com outras marcas ou influenciadores que envolvam curadoria de conteúdos ou guest posting em blogs é uma excelente alternativa!

Usando a Psicologia para Converter nas Mídias Sociais

 

Para mais detalhes sobre como a psicologia pode ser utilizada para gerar conversões, confira ainda o e-book Using Psychology to Increase Conversions, da Pardot! Uma leitura muito interessante!

 

Share.

About Author