Quais as redes sociais mais eficazes para a sua marca?

Perante o grande número de redes sociais existentes e a diversidade de temas para quais elas são orientadas, torna-se difícil tomar uma decisão no momento de escolher as plataformas mais indicadas para promover uma marca.

Identificar quais as redes sociais que devem fazer parte da estratégia de Marketing Digital da marca é um processo complexo. Não basta imitar a concorrência ou as grandes companhias!

A escolha do mix de redes sociais deve ser realizada tendo em conta vários fatores: os objetivos definidos, a caraterização do público alvo, o tipo de conteúdo que se pretende publicar, os recursos humanos e financeiros da empresa, entre outros que podem influenciar sua decisão.

Conhecendo esta preocupação dos profissionais de marketing, a Social Barrel criou o infográfico “What You Need to Know About Choosing the Most Effective Social Media Platforms” que mostra dados muito interessantes sobre 10 redes sociais.

Pronto para descobrir quais as plataformas onde vale a pena investir? Vamos lá!

 

Quais os seus objetivos nas redes sociais?

Antes de escolher quais a redes sociais onde a marca vai estar presente, há que definir quais os objetivos que a empresa gostaria de alcançar com a utilização destas plataformas.

No infográfico são identificados quatro objetivos diferentes:

  • Melhorar SEO. De acordo com os dados do infográfico, as redes sociais que ajudam a alcançar melhores posições nos resultados de busca são o Google+, o StumbleUpon e o Youtube.
  • Aumentar o tráfego para o site. O Facebook, Twitter, Pinterest e StumbleUpon são as plataformas que podem originar mais visitas ao site da marca.
  • Aumentar a notoriedade da marca. Apenas o Reddit e o StumbleUpon apresentam resultados fracos nessa área, sendo que todas as outras redes sociais analisadas no infográfico podem contribuir para uma maior exposição da marca.
  • Melhorar os níveis de engajamento. Segundo o infográfico, o Facebook, Twitter, Google+, Youtube e SlideShare são as plataforma onde é possível gerar maior interação entre o usuário e a marca.

 

Em que redes sociais está o seu público alvo?

Se o seu objetivo é chegar ao maior número de pessoas online, então você vai querer investir seu tempo no Facebook. Mas uma comunidade numerosa não significa uma comunidade participativa e engajada!

Tente não se focar apenas no tamanho da comunidade, mas também no potencial que existe em converter os seus membros em consumidores fiéis da marca ou embaixadores.

No momento de escolher o mix de redes sociais, não esqueça de caraterizar seu público alvo de forma geral (gênero, idade, localização, escolaridade, etc) e criar “personas” para melhor apoiar a sua escolha.

No infográfico, você vai encontrar dados demográficos interessantes, como o número e gênero dos usuários de cada plataforma, o seu nível de escolaridade e ainda qual o seu salário anual.

 

Qual o tipo de conteúdo a publicar nas redes sociais?

Da mesma forma que algumas redes sociais são mais orientadas para determinado tema, algumas plataformas estão otimizadas para certo tipo de conteúdo.

Neste aspecto, o Facebook e o Google+ são as redes sociais mais versáteis, respondendo positivamente a posts que incluem vídeo, fotos, texto ou links para artigos.

Apenas o Pinterest e o Youtube continuam a permitir um único tipo de conteúdo, já que o Instagram lançou, recentemente, o seu recurso de vídeo.

 

Quais os recursos necessários?

Um aspeto que é geralmente esquecido no momento da escolha do mix de redes sociais é a quantidade de recursos disponíveis na empresa. Não estamos apenas falando de recursos financeiros, mas também de recursos humanos, nomeadamente as competências dos elementos que constituem a equipe de Marketing Digital.

O Facebook é a rede social que exige mais competências técnicas, nas áreas de copywriting, design, acompanhamento de tendências e fotografia. Por isso, se planeia lançar a marca nessa plataforma, certifique-se que existe pessoal qualificado em cada uma dessas áreas.

Segundo o infográfico, o Youtube, o Pinterest e o Twitter estão entre as redes sociais que menos competências exigem da equipe.

 

Para mais detalhes, confira o infográfico:

Quais as redes sociais mais eficazes para a sua marca?