Quais as características de um Gerenciador de Comunidades?

Quais as características de um Gerenciador de Comunidades? Qual o seu perfil?

Este infográfico feito pelo pessoal da L1452 resume de forma criativa algumas qualidades que todas as pessoas que trabalham com mídias sociais devem ter.

Apesar de ser uma profissão relativamente nova, desenvolveu-se todo um modo de pensar ao redor desta nova carreira.

Os GdC devem ser:

  1. Bons ouvintes, ou melhor, bons leitores das opiniões externas.
  2. Proativos para mostrar seus pontos de vista.
  3. Minuciosos
  4. Extremamente curiosos

O Gestor de Comunidades é conhecido por todos os que navegam na página da marca, porém, assim como em todos os ambientes, também possui inimigos. Estes são conhecidos como trolls e nesses momentos é necessário ter habilidade e proatividade para fazer comentários certeiros e capazes de manter o projeto navegando.

Seu trabalho consiste em humanizar uma página ou projeto, e criar maior engajamento do público-alvo através do melhor entendimento sobre a marca.

Alguns dos perfis mais comuns de gente que trabalha com gestão de comunidades são pessoas formadas em Publicidade, Comunicação e Jornalismo. Recentemente também há marcas procurando Sociólogos.

Algumas pessoas podem pensar que o fato de estar o dia inteiro no Facebook e no Twitter não é um trabalho de verdade. No entanto, os GdC são profissionais que desenvolvem a arte da comunicação com perfeição.

A filosofia do Gestor de Comunidades é:

  • Somos amantes da participação do público. Acreditamos em palavras como “crowdsourcing” e “feedback”.
  • Para nós, o 20 não é um número, e sim uma nova maneira de entender a comunicação e devolver ao público o papel que os meios tradicionais haviam tirado.
  • Somos simpáticos, abertos, relaxados. Adoramos alegrar o dia das pessoas através das mídias sociais.
  • A cada cinco minutos sentimos a necessidade de fazer check-in, atualizar o “meu status” ou responder ao “o que há de novo” no Twitter.
  • Apesar de haver pessoas que ainda não compreender bem do que se trata nossa profissão, não temos dúvidas de que num futuro próximo seremos “trending topic” permanente.

Para finalizar, compartilhamos o infográfico original da L1452:

cminfografico