Infográfico: Razões para combinar Mídias Sociais e SEO

Midias-Sociais-SEO-banner

Nos dias de hoje, mais do que nunca, o mercado competitivo em que sua empresa se insere exige que sua estratégia de marketing digital considere todas as ferramentas e técnicas que existem ao seu dispor.

Tornou-se impensável recorrer apenas ao e-mail marketing, ao SEO ou às mídias sociais para alcançar seus objetivos. Pelo contrário, as empresas devem combinar todas essas ferramentas e criar estratégias integrais.

Partindo dessa ideia, a CJG Digital Marketing criou o infográfico 8 Reasons to Combine Social Media and SEO, em que mostra que as Mídias Sociais e SEO estão relacionados e podem, em conjunto, impulsionar seu negócio.

Confira porque razão as Mídias Sociais e SEO devem ser trabalhados em conjunto:

 

O usuário se está tornando cada vez mais social online

De acordo com o gráfico da We are Social, o mundo se está rendendo ao uso das redes sociais, onde o internauta interage com amigos, família e outros usuários que partilham os mesmos interesses. O número de usuários ativos nas mídias sociais ultrapassa os 2 bilhões, o que equivale a 28% de penetração da população mundial.

Enquanto que os consumidores preferem os motores de busca para obter mais informações sobre determinado produto ou serviço antes da compra, as redes sociais podem reforçar sua opinião e levar a decisões a partir da publicidade mais eficaz de todas: o boca a boca.

 

O ranking nos motores de busca está fortemente relacionado com os sinais sociais

Apesar dos algoritmos dos motores de busca não serem programados para ter em consideração os sinais sociais, a verdade é que, ainda que indiretamente, as curtidas, os compartilhamentos, os comentários, o número de seguidores, os tweets, as menções e o número de pessoas nos seus círculos, têm influência nos resultados orgânicos dos motores de busca.

De acordo com o estudo da Search Metrics, que analisou 300 mil sites e 10 mil keywords, os sinais sociais apresentam um alto coeficiente de relação:

  • Google +1: 0.33
  • Compartilhamentos no Facebook: 0.28
  • Total Facebook (curtidas, compartilhamentos, comentários): 0.28
  • Comentários Facebook: 0.27
  • Pinterest: 0.27

 

Os sinais sociais aumentam o número de inbound links e citações

Os inbound links e as citações ainda são importantes para o SEO de um site devido ao impacto que têm nos algoritmos dos motores de busca.

As táticas de link building tradicionais podem ser equiparadas a grandes cartazes publicitários colocados em locais online estratégicos, com o objetivo de gerar tráfego qualificado para o site. Faz lembrar um pouco os tradicionais billboards, não é mesmo?

Uma estratégia de link building através das redes sociais não é tão fácil de controlar como uma estratégia que elegeu os meios tradicionais para a obtenção de inbound links. Nas mídias sociais, o sucesso dessa estratégia está dependente da qualidade do conteúdo e de pessoas reais para o compartilhar e o tornar viral – algo muito mais eficiente do que qualquer billboard colocado online pela forma tradicional. Talvez por essa razão, esse método seja muito mais valorizado nos ranking que o método “tradicional”.

Por outro lado, ao envolver pessoas reais que se identificam com o conteúdo e o compartilham com outros usuários que se interessam pelos mesmos temas, os links compartilhados nas redes sociais originam tráfego qualificado para o site.

 

As Mídias Sociais ligam sua marca aos usuários de mobile

Existem mais de 3 bilhões de usuários de internet mobile e são cada vez mais aqueles que utilizam o celular ou o tablet para acessar as redes sociais, em vez do computador.

À excepção do LinkedIn e do Tumblr, todas as redes sociais possuem mais acessos mobile do que pelo desktop: o Facebook conta com 68% de usuários mobile, o Twitter com 86% e o Pinterest com 92%.

 

As críticas positivas nas Redes Sociais podem afetar as pesquisas locais

As redes sociais são uma excelente forma para as marcas se conectarem com seus consumidores e conquistar sua lealdade e confiança.

As críticas positivas são particularmente importantes para os negócios locais, mas não só pelo buzz que pode ser criado em torno da marca. A importância de possuir consumidores fiéis que compartilham sua satisfação em sites como o Google Local e o Yelp podem influenciar positivamente os rankings nos motores de busca, para pesquisas locais.

 

O engajamento nas redes sociais pode aumentar o tráfego para o site

Trabalhar no aumento do engajamento de sua audiência nas redes sociais pode potenciar uma relação de confiança entre a marca e o consumidor. Isso se traduz num aumento de sinais sociais, como falamos acima, mas também num maior número de visitas ao site e um tempo de permanência superior.

Essas são, precisamente, algumas das métricas que os motores de busca valorizam para posicionar determinado site nos lugares do topo das pesquisas orgânicas.

 

Quer saber mais? Confira o infográfico completo!

 

Midias-Sociais-SEO