Infográfico: Qual o tipo de conteúdo mais compartilhado nas redes sociais

Conteúdo mais compartilhado nas redes sociais

 

É cada vez maior o número de empresas com presença nas mídias sociais. Com o aumento da concorrência, os profissionais de marketing digital sentem a necessidade de repensar suas estratégias de conteúdo e focar seus recursos na criação e curadoria de conteúdo que apresenta mais probabilidades de ser compartilhado.

O infográfico What People Share on Social Networks, da GO-Gulf, responde precisamente a essa questão.

O infográfico começa por revelar o tipo de conteúdo mais compartilhado nas redes sociais. O pódio é ocupado pelas imagens, com 43%, opiniões, status updates e links para artigos, todos com 26%, e recomendações de produtos ou serviços, com 25%. Apesar de ocuparem o terceiro lugar, as recomendações são de grande importância para os profissionais de marketing digital, uma vez que quanto mais a marca interagir com os clientes satisfeitos, mais eles se vão tornar embaixadores da marca.

Este não é um comportamento comum a todas as redes sociais. No Facebook e Google+, as imagens são o tipo de conteúdo mais popular. Já no Twitter, as pessoas preferem compartilhar o que está acontecendo durante o seu dia.

Mas a rede social não é o único fator que dita o tipo de conteúdo preferido pelos usuários. No infográfico, conseguimos perceber que a geografia e, consequentemente, a cultura dos usuários também desempenham um papel muito importante.

Nos EUA, o conteúdo mais compartilhado é de caratér humorístico, enquanto a pornografia e os resultados dos social games ocupam os últimos lugares desta avaliação. Por seu lado, no Reino Unido, os usuários das mídias sociais preferem postar conteúdo relacionado com viagens, notícias e educação. Para os profissionais que trabalham com diferentes mercados, este é um dado muito importante que revela que a estratégia de conteúdo da marca deve ser adaptada para cada target, cujas características sempre diferem de país para país.

O infográfico termina com uma análise geográfica igualmente importante para os profissionais de marketing digital. Se sua marca procura a expansão ou já se encontra a operar em outros países, é essencial perceber se vale a pena investir na presença em mídias sociais, num primeiro momento, em cada uma dessas localizações. A Turquia é o local onde as pessoas mais compartilham conteúdo nestas plataformas, enquanto que o Brasil ocupa o terceiro lugar, com 88% de usuários muito ativos nas redes sociais.

Para mais dados, vale a pena conferir o infográfico completo:

infografico-conteudo-compartilhado-redes sociais