Infográfico: O Tempo Investido na Gestão de Mídias Sociais

Todos sabemos que o investimento em tecnologias para a gestão de mídias sociais (redes sociais, aplicativos, plataformas, etc) é relativamente baixo e, na maioria das vezes, gratuito.

Esse é um forte motivo de atração para as empresas que pretendem gastar pouco nas suas campanhas de marketing e, ainda assim, obter o maior retorno possível. Mas será essa a realidade? As empresas não precisam de investir nas mídias sociais?

Essa é uma ideia extremamente errada, mas que infelizmente assombra muitas companhias. Em cenários piores, a gestão de mídias sociais não faz sequer parte da estratégia de marketing da empresa e é feita apenas quando existe oportunidade ou por pessoal não qualificado.

Na verdade, para que uma estratégia de mídias sociais seja desenvolvida, implementada e mensurada com vista ao seu sucesso, é necessário outro tipo de investimento: tempo.

E é nesse momento que surge uma nova questão: quanto tempo é necessário investir para fazer a gestão de mídias sociais de uma empresa?

Nesse infográfico da Intersection Consulting, Mark Smiciklas divide os vários componentes da gestão e mensuração de uma estratégia de mídias sociais por 40 horas de trabalho semanais, da seguinte forma:

 

  1. Atualizar redes sociais: 4 horas
  2. Planejar, escrever e publicar conteúdo no blog: 7,5 horas
  3. Busca e planejamento de conteúdo externo e interno para partilhar: 4 horas
  4. Interagir com a comunidade: 4 horas
  5. Curadoria e partilha de conteúdos: 2,5 horas
  6. Monitorar menções da marca e pesquisa de keywords: 2,5 horas
  7. Resolver problemas e crises na comunidade: 5 horas
  8. Desenvolver campanhas, como concursos e promoções: 2,5 horas
  9. Crescimento da comunidade: 2,5 horas
  10. Ajustes na estratégia: 2,5 horas
  11. Análise das métricas: 2,5 horas

 

É evidente que fazer a gestão das mídias sociais de uma empresa envolve muito mais do que a publicação no blog e a divulgação de artigos no Facebook ou no Twitter. No infográfico, a estratégia de mídias sociais é equiparada a uma máquina e, como em qualquer máquina, o seu correto funcionamento depende da manutenção de cada um de seus componentes.

Apesar de não existir uma fórmula única para todas as empresas, esse infográfico pode ser o ponto de partida para você determinar o tempo necessário para cada atividade, tendo sempre em conta os objetivos da companhia e as alterações na comunidade.

 

O que resulta no seu caso? Deixe sua experiência nos comentários!

Tempo Investido na Gestão Mídias Sociais