Infográfico: O Que Precisa Saber Sobre o EdgeRank do Facebook

De certeza que você já se questionou porque razão sua News Feed deixou de apresentar os posts de alguns de seus amigos ou páginas favoritas. Pelo mesmo motivo, apenas 16% dos seguidores de sua página do Facebook visualizam os posts que você publica. Quem é o culpado? O EdgeRank!

No seu infográfico EdgeRank 102, a PostRocket define EdgeRank como sendo o algoritmo utilizado pelo Facebook para determinar onde e quais os posts que são divulgados em cada News Feed individual. O EdgeRank é um algoritmo muito complexo e é praticamente impossível para as empresas prever o que vai acontecer com cada post que publicam.

De acordo com o infográfico, o algoritmo é composto por três variáveis:

  • Afinidade: mede a relação entre o usuário que lê a publicação e o seu criador. Quanto mais interação existir entre seu seguidor e a sua página (curtidas, partilhas, comentários) maior será o grau de afinidade.
  • Peso: diferentes tipos de posts carregam diferentes pesos. As fotos ou vídeos apresentam um maior peso, seguidos pelos links e, por fim, pelo texto simples.
  • Tempo: à medida que o tempo passa, o post perde valor, permitindo que a News Feed dos usuários se mantenha o mais atualizada possível.

EdgeRank

Mas se a álgebra o assusta e se lhe parece uma perda de tempo analisar todas essas variáveis para cada post, a PostRocket sugere uma análise muito mais simples do algoritmo que lhe dará uma visão básica e geral de como os posts são apresentados nas News Feeds de seus seguidores.

O infográfico apresenta duas categorias para explicar o funcionamento do EdgeRank:

Interação Pessoal

  • Histórico de interação com o autor dos posts: quanto mais o usuário interagir com a página, maior será a probabilidade de ver outros posts desse mesmo autor.
  • Histórico de interação com o tipo de post: se o usuário interagir mais com um determinado tipo de post, haverá mais probabilidade de voltar a ver o mesmo tipo de posts.

Reação da Comunidade

  • Reações dos usuários que já viram o post: quanto maior o número que usuários que interagiram com o post, maior será a probabilidade de outros usuários verem a publicação.
  • Quantidade de reclamações ou comentários negativos: se um post tem um número elevado de comentários negativos, então é menos provável que outros usuários vejam essa publicação.

Apesar de parecer um obstáculo incontornável, é essencial que você saiba o que está na base do EdgeRank para o usar em favor de sua página. Talvez esses dados o convençam: em 2012, os usuários do Facebook passavam 40% do seu tempo na News Feed, enquanto que no ano anterior apenas lhe dedicaram 27% do seu tempo de visita ao site.

Infográfico EdgeRank 102