Infográfico: O Impacto do Tempo ao Postar no Facebook

Infografico-Tempo-Facebook-banner

 

Não, este não é mais um post com os melhores horários para postar no Facebook. Na verdade, saber qual o melhor horário para postar no Facebook, sem conhecer o setor e a empresa ou sem analisar a reação da audiência é uma tarefa impossível.

No entanto, existem algumas orientações que podem ajudar o gestor de redes sociais a melhorar sua estratégia. Uma delas é o tempo de vida de um post no Facebook, isto é, o período de tempo em que o post origina cliques, curtidas, comentários e shares, após ser publicado pela marca nesta rede social.

Para a criação do infográfico Time Is Running…, a empresa de monitoramento e analytics Fanpage Karma analisou mais de 5 mil páginas, em cerca de 6 meses, para chegar a conclusões muito úteis:

 

Engajamento Total: É na primeira hora após ser publicado, que o post recebe mais atenção da audiência. Mais de metade do número de likes, comentários e shares que o post consegue organicamente é obtido nos primeiros 60 minutos de vida do post.

Curtidas e Comentários: os posts recebem um maior número de likes e comentários nos 15 minutos que se seguem à sua publicação. Este número desce para mais de metade ao fim de uma hora.

Shares: Até às 19:00, o maior número de shares é verificado depois dos primeiros 15 minutos e durante cerca de meia hora. Após as 19:00, o comportamento do número de shares é muito semelhante ao do número de likes e comentários: o post é mais compartilhado nos primeiros 15 minutos. No entanto, a diminuição da taxa de compartilhamentos é feita de forma muito mais lenta.

Horário: o tempo de vida de um post está fortemente relacionado com a altura do dia em que é publicado. O conteúdo que é publicado no período da manhã é, de imediato, alvo das interações da audiência, algo que decresce primeiro de forma rápida e, a partir do final da tarde, de forma continua e gradual. Os posts publicados no final da tarde, obtêm, nos primeiros minutos, reações mais fortes do que os posts publicados durante a manhã. No entanto, este conjunto de ações diminui drasticamente e, ao fim de uma hora, o engajamento destes posts é muito inferior ao conseguido pelos posts matinais.

Horário Noturno: O conteúdo publicado durante a noite, após a meia noite, tem uma taxa de engajamento muito baixa. No entanto, durante a manhã seguinte, estes posts regressam à vida e são de novo apresentados aos usuários. Nessa altura, o engajamento desses posts sobe ligeiramente, mas nada comparado com os posts matinais ou os compartilhados durante a tarde.

 

Para mais detalhes, confira o infográfico completo:

Postar no Facebook