Infográfico: Guia para Criação de Conteúdo Visual nas Redes Sociais

Conteudo-Visual-nas-Redes-Sociais-ban

O storytelling visual é incrivelmente poderoso. Cerca de 66% dos posts nas mídias sociais são conteúdo visual e mais de metade dos usuários destas plataformas já compartilhou uma imagem que encontrou online ou de sua própria autoria.

No que diz respeito ao marketing nas redes sociais, são muitas as empresas que decidiram incluir o conteúdo visual em suas estratégias e inovar na sua criação. A razão é simples e pode ser ilustrada pelas mais recentes estatísticas: o conteúdo que incluí imagens relevantes para a audiência consegue 94% mais visualizações que aquele sem qualquer elemento visual.

Estas são algumas das estatísticas apresentadas pela equipe do Quicksprout no infográfico Ultimate Guide to Creating Visually Appealing Content, onde você pode encontrar também os principais tipos de conteúdo visual nas redes sociais, ferramentas para criar conteúdo visual nas redes sociais e dicas para ter sucesso com este tipo de posts.

Do infográfico, destacamos:

Tipos de conteúdo visual nas redes sociais

  • Imagens criativas: conteúdo que deve ser visualmente apelativo. Utilize fotos de bancos de ou fotos relevantes do Instagram. Caso sua empresa não seja dona dos direitos da imagem, dê crédito ao seu autor ao compartilhar.
  • Vídeo: utilize o YouTube, Vimeo ou Wistia para alojar seus vídeos que depois compartilhar no site, blog ou redes sociais.
  • Captura de tela, com imagens úteis do seu produto.
  • Infográficos: dados e informação relevante em formato visual. O importante num infográfico é a forma como a informação é apresentada: deve estar organizada, ser de leitura fácil e intuitiva.
  • Gráficos: esta é outra forma de mostrar dados quantitativos. Os gráficos permitem que sua audiência tenha uma percepção imediata das tendências do que está em análise.
  • História em quadrinhos: são uma forma muito inteligente de contar uma história através de imagens e de engajar sua audiência, quer você opte pela via do humor ou aborde temas mais sério.
  • Memes: adapte os memes mais populares à identidade de sua marca e à sua estratégia de conteúdo. Não caia na tentação de compartilhar este tipo de conteúdo, só porque determinado meme é popular, pois ele pode ser totalmente desadequado.

Ferramentas

  • Canva: plataforma online para não-designers que permite criar imagens de forma muito fácil.
  • BeFunky: plataforma para fazer ajustes rápidos em fotos, desde o corte à colagem ou à aplicação de filtros.
  • Skitch: faça anotações, desenhe formas e esboços numa imagem, apresentação ou captura de tela de forma a que suas ideias se tornem realidade mais rapidamente.

Dicas para criar conteúdo de sucesso

  • Use colagens de fotos: escolha três ou quatro imagens para criar uma colagem. Esse método de organização de imagens confere maior profissionalismo e permite sobrepor texto mais facilmente.
  • Escolha um filtro para suas imagens e o utilize de forma consistente. Para além de conferir coerência ao seu conteúdo visual, a utilização do mesmo filtro permite que qualquer pessoa reconheça suas imagens onde quer que elas sejam compartilhadas (branding).
  • Determine a paleta de cores e as fontes: está mais do que provado que as cores despertam diferentes emoções em quem as observa. Por exemplo, o azul está associado a confiança e força, enquanto que o amarelo está relacionado com o sentimento de otimismo. O mesmo acontece com as fontes: ao seu design pode estar associada uma emoção que vai determinar a forma como a audiência caracteriza sua marca.
  • Pense fora da caixa no momento de escolher suas imagens. Em vez de escolher a via mais fácil, escolha uma representação emotiva da mensagem que você está querendo transmitir a sua audiência. Por exemplo, se você trabalha com uma marca de vestuário desportivo, em vez de usar uma foto da camiseta num manequim, opte por fotografar um atleta chegando à meta com a camiseta vestida.

 

Para mais detalhes de como criar conteúdo visual nas redes sociais, confira o infográfico completo!

 

Conteudo-Visual-nas-Redes-Sociais