Infográfico: Descubra a Fórmula para Criar Um Bom Título

Formula-Criar-Bom-Titulo-banner

 

Um bom título pode ser o sucesso ou o fim de um artigo. São cada vez mais as empresas que fazem testes A/B para testar qual o título que melhor capta a atenção da sua audiência. Veja o exemplo do Buzzfeed: poucos são os leitores que conseguem resistir a clicar nos seus links.

Na realidade, 8 em 10 pessoas lêem os títulos, mas apenas 2 em 10 lêem o artigo completo. No Infográfico What Makes a Good Headline, da QuickSprout, você pode consultar tanto esses dados, como um conjunto de dicas e até uma fórmula para conseguir um título tão eficiente como os do Buzzfeed.

Vamos começar, pois segundo esse mesmo infográfico, o criador de conteúdo passa metade do tempo da produção só a desenvolver o título. Por isso, não há tempo a perder:

  • Número de caracteres: crie um título com o máximo de 65 caracteres. A partir desse número, você corre o risco de ver o seu título cortado pelos motores de busca.
  • Número de palavras: os títulos com 6 palavras foram aqueles que alcançaram melhores resultados. As pessoas têm tendência para ler os títulos muito rapidamente e, por isso, retêm apenas a primeira e as últimas três palavras, das seis.
  • Tom: os títulos mais eficientes são aqueles que se dirigem ao leitor, em tom de conversa.
  • Adjetivos: opte por adjetivos interessantes e pouco comuns e fuja dos habituais “O melhor”, “Divertido”, “Incrível”. São os adjetivos menos banais que despertam mais a atenção da audiência e não o contrário.
  • Negativo: use palavras negativas. Palavras como “Não”, “Sem” e “Pare” despertam nossas inseguranças e conduzem a um maior número de compartilhamentos.
  • Use números: os leitores detestam perder tempo a ler textos densos, por isso adoram listas. Mas para tirar partido deste formato, utilize digitos em vez de palavras e opte por listas maiores, porque quanto maior o número apresentado no título, mais engajamento ele terá!
  • Personalize seus títulos e aumente a curiosidade de seus leitores. Mas não abuse dessa personalização pois isso pode cansar os leitores.
  • A fórmula: Número ou palavra-gatilho + adjetivo + keyword + promessa.

Exemplo antes da fórmula: “Como Vender Sua Casa”

Exemplo depois da fórmula: “Como Vender Sua Casa Sem Esforço Em 24 Horas”

 

Para conferir todas as dicas, dê uma olhada no infográfico completo:

Formula-Criar-Bom-Titulo