Infográfico: Como Otimizar Imagens para o Facebook

Todos sabemos o quanto competitiva a News Feed do Facebook se pode tornar. Em 2007, um dos engenheiros responsáveis pelo seu desenvolvimento revelou que apenas 1 em 500 publicações chegava à News Feed. Em 2013, sabemos na pele que o EdgeRank se tornou mais selectivo em beneficio dos usuários e que só cerca de 16% dos seguidores de nossas páginas visualizam nossas publicações.

Para contornar esse obstáculo de forma inteligente, há que ter em conta, entre outros aspetos, o tipo de conteúdo que sua página partilha e a forma como você o trabalha.

Os posts que dominam a News Feed e que apresentam valores de Alcance e Engament mais interessante são, sem dúvida, os que incluem uma imagem.

Em apenas um ano, a percentagem de publicações na News Feed que incluem uma foto cresceu de 20% para 50%, ou seja, sofreu um aumento de 150%! Esses são dados que, por si só, devem justificar um maior investimento na criação e otimização de imagens para o Facebook.

Importância da Imagens Para o Faceook

 

 

Mas por onde começar a otimização de imagens para o Facebook?

Por algo tão simples e básico como o seu dimensionamento. Pode parecer irrelevante, mas quem gosta de ver, quanto mais partilhar fotos pixelizadas? Para não falar na imagem que a marca estará passando ao publicar conteúdos de baixa qualidade!

E se o orçamento de sua empresa não inclui despesas com programas de edição de imagens, você pode recorrer a algumas versões online gratuitas, como o Pixlr, Lunapic ou o BeFunky.

No seu mais recente infográfico EdgeRank 103, a PostRocket libera algumas instruções que podem ajudá-lo no dimensionamento de imagens para o Facebook:

 

Posts de Imagens ou Histórias Patrocinadas (com base na nova News Feed)

  • Recomendado: 600 x 600 px
  • Perfeito: 552 x 414 px
  • Mínimo: 200 x 200 px

Tenha em conta que é preferível incluir imagens maiores do que imagens de pequenas dimensões, pois o Facebook as dimensiona para os 552 x 204 – 414 px.

 

Fotos de Capa

  • Perfeito: 851 x 315 px
  • Minimo: 399 x 315 px, mas a imagem será esticada, perdendo qualidade.

Utilize a Foto de Capa para incluir calls to action, informações de contato ou preços, mas sem ultrapassar os 20% de texto.

 

Foto de Perfil

  • Perfeito: 180 x 180 px

Você pode usar uma imagem maior, mas nunca uma mais pequena. Não esqueça que a imagem de perfil reflete a identidade da marca e por isso não deve variar periodicamente, ao contrário da foto de capa, que pode ser utilizada para promoções sazonais.

 

Imagens de previsão para links

  • Perfeito: 154 x 154 px

Procure incluir pelo menos uma imagem quadrada na página de destino de seu site ou blog.

 

Esse pode ser um ponto de partida, mas não esqueça o mais importante: crie conteúdo relevante para a sua comunidade de seguidores!

 

EdgeRank 103 - Como Otimizar imagens para o Facebook