Infográfico: Como as Mídias Sociais Afetam o SEO

Após uma semana do lançamento do Google Penguin 2.0, são ainda muito poucas as conclusões sobre como essa atualização pode afetar os sites em termos de SEO.

Atualmente, o posicionamento de uma página no motor de busca já não depende apenas da otimização de um número limitado de elementos de um site. O SEO está se tornando uma rede complexa de fatores internos e externos à página que necessitam de ser trabalhados rapidamente para acompanhar as atualizações do algoritmo do Google.

No entanto, uma coisa é certa: as mídias sociais têm um papel cada vez mais importante no posicionamento de um site no gigante Google.

Se pararmos para pensar qual é o principal objetivo do Google, é fácil compreender porque o seu algoritmo se comporta dessa forma. O mais importante para esse motor de busca – e para qualquer outro – é presentear o usuário com os resultados mais relevantes para sua pesquisa.

O Google tem em conta as curtidas e partilhas nas redes sociais pois esse é um fator muito importante para determinar que conteúdos as pessoas consideram relevantes. Veja o caso do Google Plus: o motor de busca apresenta uma lista de resultados personalizados, tendo em conta as suas curtidas (+1s) nessa rede social.

Mas o papel das mídias sociais no SEO não se fica por aqui.

O infográfico How Social Media Affects Search, da empresa WhiteFire, mostra como as Mídias Sociais podem influenciar a visibilidade de uma página nos resultados de pesquisa do Google. Eis as que gostaríamos de destacar:

 

  • As mídias sociais podem ajudar o motor de busca a encontrar e a indexar conteúdos mais rapidamente.
  • As interações como curtidas, partilhas, comentários, retweets, etc. dizem ao motor de busca que está perante um conteúdo novo e interessante.
  • Seu conteúdo é apresentado numa melhor posição aos usuários que estão ligados a você nas redes sociais.
  • Um grande volume de actividade nas mídias sociais mostra ao motor de busca que o seu site é autêntico e valioso para os usuários.
  • Uma presença ativa nas redes sociais aumenta a autoridade do domínio e o número de links para seu site.

 

O que você gostaria de acrescentar ao infográfico? Estamos certos que a influência das mídias sociais no SEO está em crescimento constante!

SEO Midias Sociais Infografico