Infográfico: 9 Erros Cometidos pelas Empresas nas Mídias Sociais

Quantas empresas ainda valorizam o número de seguidores em vez do engajamento? E quantas não investem na criação de uma estratégia de marketing nas mídias sociais?

Estes são apenas alguns dos erros que as empresas mais cometem nas redes sociais e que Jason Squires decidiu reunir no infográfico 9 Mistakes Businesses Make on Social Media.

Confira os 9 erros mais comuns:

#1. Foco na quantidade de seguidores e não na qualidade

Achar que o que conta é o número de seguidores é um dos erros mais comuns entre as empresas com presença nas mídias sociais. Mas de que serve 1 milhão de seguidores se a maioria não se interessa pela marca? Os seguidores de qualidade curtem, compartilham e comentam os conteúdos da marca e – ainda mais importante – compram os seus produtos!

#2. Não compartilhar conteúdo engajador e de qualidade

As mídias sociais devem ser utilizadas para compartilhar conteúdo interessante e relevante para a sua audiência. Anualmente, mais de 176 milhões de pessoas compram produtos online. Por isso, é obrigatório investir na criação de conteúdo engajador e que capte a atenção dos atuais e futuros clientes da marca.

#3.Não converter seguidores em clientes

Ter centenas de curtidas e partilhas todos os dias é ótimo. Mas isso não serve de nada se nenhum deles originar conversões. Apenas 12% dos usuários que vê um post sobre um produto nas redes sociais efetua uma compra. Essa é mais uma razão para criar conteúdo que sua audiência considere relevante e visualmente interessante. Invista em testes A/B para ter a certeza do formato certo.

#4. Estar presente em todas as redes sociais

De certeza que você já trabalhou com empresas que querem estar presentes em todas as redes sociais, mas sem razão aparente. Ter um perfil em todas as redes sociais significa criar conteúdo interessante e adaptado a cada uma delas, ou seja, significa investir tempo, dinheiro e recursos humanos. Por isso, antes de apostar nesta estratégia, conheça a sua audiência e determine em que mídias sociais vale a pena estar.

#5. Marca sem personalidade

Quanto mais genéricos e impessoais forem os posts da marca, menos os seguidores terão vontade de comprar os seus produtos. Invista tempo a compreender a marca, a audiência, a definir qual o conteúdo mais apropriado e o tom de voz com que a mensagem deve ser transmitida. E, se for o caso, não hesite em usar um pouco de bom humor!

#6. Compartilhar posts só sobre produtos ou sobre a marca

As redes sociais não são mais uma forma de publicidade. Erradamente, muitas marcas compartilham apenas conteúdo promocional e acabam assistindo à descida do seu número de seguidores. Para evitar o spamming de seus seguidores, siga a estratégia 70-20-10.

#7. Fazer tudo manualmente

Ter de acessar cada uma das plataformas para fazer o agendamento de posts, responder a comentários e monitorar métricas é algo que hoje não faz mais sentido. Existem várias ferramentas que podem facilitar o dia de trabalho do community manager. Confira algumas aqui.

#8. Compartilhar o mesmo post em todas as redes sociais

Mesmo que o seu objetivo seja divulgar a mesma mensagem em todos os canais, crie um copy diferente e use imagens diferentes em cada um deles. Em primeiro lugar, porque cada rede social tem as suas características (número de caracteres, dimensões de imagens, formatos de mídia permitidos) e, em segundo lugar, porque alguns elementos da sua audiência podem seguir a marca nas várias redes sociais.

#9. Não ter uma estratégia

Estar presente nas redes sociais sem uma estratégia é muito pior do que não ter qualquer presença. Invista (ou convença seu CEO a investir) na criação de uma estratégia que contemple a auditoria da presença online da marca, a análise da sua audiência, conhecer os seus concorrentes e o mercado, e o monitoramento constante de métricas.

 

Confira o infográfico para mais detalhes e compartilhe nos comentários outros erros que você considere comuns!

9-Erros-nas-midias-sociais