Infográfico: 12 Passos para Avaliar Sua Fanpage do Facebook

O Facebook é uma das ferramentas de social media marketing mais utilizadas pelas empresas para estabelecer uma relação com seus clientes. No entanto, não basta estar presente nessa plataforma para que a sua estratégia dê certo.

Esse infográfico da Short Stack apresenta 12 passos simples para você avaliar a performance de sua fanpage do Facebook e decidir se é ou não o momento para alterar sua estratégia!

 

Campo “Sobre”

O URL do seu web site aparece em primeiro lugar?

Este campo inclui links para outros canais de social media, como o Twitter, Pinterest ou para o seu blog?

Não se esqueça que sua fanpage do Facebook faz parte de uma estratégia global de marketing e deve incluir uma referência aos restantes canais.

 

Foto de Capa

O design da foto de capa de sua fanpage do Facebook é original e cumpre todos os requisitos impostos pela rede social? Aproveite para jogar com a sua foto de perfil para conseguir resultados criativos e que revelem a verdadeira identidade da marca através de elementos tão simples como a cor.

Quando alguém clica na sua foto de capa, o que aparece na sua descrição? Aproveite para incluir informação relevante, um “call to action” e links para o seu web site ou blog.

 

Foto de perfil

A foto de perfil de sua fanpage do Facebook reflete a identidade da sua marca?

 

Aplicativos na página

Os 3 aplicativos mais importante aparecem como favoritos na sua fanpage do Facebook? E as fotos ou a legenda desses aplicativos incluem um “call to action”?

 

Valor “Falando sobre isso”

Divida o número de pessoas “Falando sobre isso” pelo número de fans de sua página para obter o valor de engajamento de sua fanpage do Facebook. Se este valor estiver abaixo da média (cerca de 2%) está na altura de repensar sua estratégia de conteúdo!

 

Estratégia de Conteúdo

Que tipo de conteúdo a sua marca está partilhando?

Cada post é acompanhado por uma imagem ou vídeo?

Você está partilhando informação que os seus seguidores valorizam?

O conteúdo é adequado ao meu público alvo e reflecte a identidade da marca?

O conteúdo é o elemento central de todas a estratégias de social media. Se você souber ouvir seus clientes, você vai ser capaz de produzir conteúdo capaz de fidelizar seus seguidores.

 

Conteúdo Exclusivo

O que a sua marca está a oferecer em exclusivo ao seguidores de sua fanpage do Facebook? Quer se trate de informação relevante ou de promoções exclusivas, seus seguidores devem ter razões para querer voltar à sua página.

 

Branding

De que forma a sua fanpage do Facebook se identifica com os seus fans? Lembre-se que os usuários curtem uma página não porque gostam de um produto ou serviço, mas porque se identificam com a marca!

 

Comentários

Você curte e responde aos comentários dos usuários de sua fanpage do Facebook? É importante manter uma interação constante com os seus clientes e criar uma relação de confiança.

 

Oportunidades dentro da sua indústria

Para construir uma comunidade envolvida e participativa, é importante partilhar conteúdo direcionado aos seus segmentos alvo. Você vai saber qual o conteúdo com maior potencial ao responder a questões tão simples como: qual o público alvo? Quais as necessidades desse público alvo? O que a marca pode oferecer? O que a fanpage do Facebook pode fazer por sua marca?

 

12 Passos para Avaliar Sua Fanpage do Facebook