Como Medir o Sucesso do Marketing de Conteúdo

Estamos certos que não é a primeira vez que você ouve dizer que o marketing de conteúdo é o alicerce de qualquer estratégia de marketing online.

Táticas que envolvem o planejamento, criação e distribuição de conteúdo podem conduzir potenciais clientes ao longo do funil de conversão online e os tornar em oportunidades de negócio, consumidores habituais ou até em embaixadores da marca.

No infográfico How Do You Measure Content Marketing?, a Brandpoint sugere um conjunto de indicadores para medir o sucesso dos seus esforços em cada uma das fases do funil de conversão: notoriedade, reconhecimento e conversão.

 

Notoriedade ou Awareness 

Expor novas pessoas à sua marca, produto ou serviço é o primeiro passo para converter quer offline, quer online. Esse patamar do funil de conversão é chamado de awareness e existem três indicadores que o ajudam a perceber se suas estratégias de marketing de conteúdo estão a funcionar para manter ou aumentar os níveis de notoriedade de sua marca. Eles são:

  • Posicionamento nas páginas de resultados orgânicos dos motores de busca;
  • Número de novos visitantes ao site;
  • Métricas sociais, como likes, seguidores ou +1’s.

De acordo com o infográfico, cerca de 93% dos usuários começam sua experiência online  por uma busca em motores como o Google, e a maioria (por volta de 75%) se contenta com os resultados obtidos na primeira página, sem nunca consultar os sites posicionados nas páginas seguintes.

Apenas pela análise desses dados, é fácil concluir que quanto melhor o posicionamento nos motores de busca, mais hipóteses existem da nossa mensagem chegar a uma nova audiência e de recebermos novos visitantes no nosso site.

Mas a experiência online do potencial cliente não se fica por aqui. Mais de 15 milhões de consumidores afirmam utilizar as redes sociais para consolidar sua opinião sobre um produto e cerca de 68% dos usuários utiliza estas plataformas para ler críticas antes de comprar.

À semelhança do que acontece num site, uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida nas redes sociais, cujo objectivo é aumentar o brand awareness,  traduz-se num aumento das métricas relacionadas com interações de novos usuários: “curtidas”, seguidores e até partilhas ou comentários.

 

Reconhecimento

O patamar seguinte do funil da conversão online é o reconhecimento, definido no infográfico como a capacidade de inspirar potenciais clientes a interagir com a marca, ou seja, a ler, comentar e partilhar seus conteúdos.

É uma fase de extrema importância, na qual se procura criar uma relação de confiança entre o consumidor potencial e a marca. Ao mesmo tempo, nossas táticas de marketing devem refletir um maior interesse dos usuários nos nossos conteúdos, que pode ser mensurado a partir dos indicadores:

  • Número total de page views;
  • Tempo médio de visita;
  • Taxa de rejeição;
  • Métricas sociais, como visualizações de vídeos, partilhas, comentários positivos ou menções.

A consequência do crescente interesse dos potenciais clientes no nosso conteúdo não se fica pela óbvia melhoria desses indicadores. Um bom posicionamento nos resultados dos motores de busca depende, entre outros fatores, da relevância do conteúdo indexado.

Por isso, nessa fase, opte pela criação de conteúdos relevantes para sua audiência, como  artigos mais informativos e especializados, newsletters, guias ou “white papers”.

 

Conversão 

A existência de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é, atualmente, um dos pontos chave para o último patamar do funil: a conversão. De acordo com o infográfico, mais de 39% dos clientes resultam de uma pesquisa nos motores de busca e tanto as empresas com modelos B2C, como B2B utilizam as redes sociais como ferramentas de fazer crescer o seu negócio.

Quer o seu objetivo seja a venda ou a subscrição de uma newsletter, o sucesso de suas táticas de marketing de conteúdo pode ser  medido através da análise dos seguintes dados:

  • Taxa de conversão;
  • Tipo de conteúdos que contribuíram para o funil de conversão;
  • Tipo de atividades nas redes sociais que originaram conversões;
  • Diferenças entre o comportamento dos clientes e dos “não-clientes”.

Após a conversão, suas estratégias de marketing de conteúdo continuam a ter retorno: quem adquiriu o produto vai partilhar sua experiência através de comentários no site, publicações nas redes sociais ou participações em fóruns. Para além do óbvio marketing boca a boca, estas menções positivas pela web tornam seu conteúdo mais interessante da perspectiva dos motores de busca.

Para manter o funil de conversão online ativo, continue apostando em conteúdo de qualidade que se adapte e sirva cada uma das fases deste processo essencial para o sucesso da sua marca!

Como Medir o Sucesso do Marketing de Conteúdo