Como as Cores Afetam a Taxa de Conversão

Como as Cores Afetam a Taxa de Conversão

 

A psicologia é um dos aspetos mais importantes no marketing. No entanto, são raras as empresas que reconhecem o seu valor e a consideram no momento de delinear um plano  de ação.

 

Do copywriting à cor, são os pequenos detalhes que podem fazer a diferença no momento de escolher um produto em vez de outro. Isso aplica-se tanto nos mercados tradicionais, como nos negócios online.

 

Por exemplo, você sabia que cerca de 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de compra? Ou que 85% dos consumidores afirmam que a cor é a principal razão para comprarem um produto?

 

Os dados provêm de várias fontes e foram compilados no infográfico How Colors Affect Conversion Rate, da Quicksprout.

 

Nesse infográfico podemos encontrar outras conclusões interessantes sobre o efeito das cores na taxa de conversão:

 

  • Os anúncios coloridos são reconhecidos 26% mais pelos consumidores, quando comparados pela sua versão a preto e branco.
  • A cor aumenta o reconhecimento de uma marca por parte dos consumidores em 80%.
  • As cores que as mulheres mais gostam são o azul, o roxo e o verde. As que mais detestam são o laranja, o castanho e o cinzento.
  • Os homens adoram azul, verde e preto, mas odeiam castanho, laranja e roxo.
  • As cores também podem influenciar a percepção do preço: a cor de vinho está associada ao conceito de requinte, o preto à sofisticação e o laranja a um preço baixo e justo.
  • Algumas das cores a evitar são: cinzento, por ser uma cor neutra, associada à solidão e à tristeza; castanho, por representar aborrecimento; e azul, por ter um efeito calmante.
  • Para os vários tipos de consumidores, existem conjuntos de cores mais apelativos que outros. Para os consumidores por impulso, cores como o azul, o laranja e o preto levam à conversão; para os clientes à procura de produtos a baixo preço, apostar no azul escuro e no verde é a melhor estratégia; os consumidores tradicionais reagem melhor a cores como o rosa, o azul claro e o rosa escuro.

 

Cores-Afetam-Taxa-Conversao

 

Desta análise, concluímos que a cor pode ser um fator determinante para aumentar a conversão em qualquer tipo de negócio. De acordo com Neil Patel, da Quicksprout, realizar uma simples mudança de cor no botão de “call to action” pode representar um aumento de cerca de 38% da taxa de conversão.

 

No entanto, apesar dos dados neste infográfico serem um excelente ponto de partida, eles podem não ser eficazes para o seu negócio. Realize testes A/B e tire suas próprias conclusões!

 

A newsletter GdC chegou! Para receber as últimas notícias, dicas e tutoriais sobre gestão de redes sociais, subscreva!