Será que você está postando demasiado nas redes sociais?

Facebook-dislike

Não existe nada pior do que incomodar seu público alvo. Seja qual for a campanha de marketing, ninguém gosta de spammers e sua marca pode facilmente ser colocada nessa categoria se postar demasiado nas redes sociais.

Mas como perceber se uma marca está compartilhando demasiado nas redes sociais?

Esta é uma das preocupações com que um profissional de marketing nas redes sociais lida no momento de criar uma estratégia para sua marca. Mas, como já é hábito no universo das redes sociais, a resposta não é linear. Existem vários fatores que podem levar o público a considerar sua marca spammer, como o tipo de posts (informativo, divertido, propaganda), o tamanho das publicações, a qualidade do conteúdo, o formato do post, o intervalo entre postagens, etc.

Para saber se sua marca é ou não vista como spammer nas redes sociais, responda a estas três questões:

 

Está perdendo seguidores?

Um decréscimo no número de seguidores é um dos sinais de que você está compartilhando demasiado e irritando sua audiência. O feedback negativo, quer em forma de comentários, quer pela opção de esconder posts no Facebook, pode também ser um precioso dado para monitorar de que forma o conteúdo de sua marca é entendido pelos seus seguidores.

Para evitar compartilhar demasiado, opte por perceber em que horários seu público alvo está online e mais apto para clicar e interagir com seus posts. Se ainda não teve oportunidade de testar com seus perfis e necessita de uma referência, confira os Horários Nobres das Redes Sociais, pela equipe do Scup.

 

Está compartilhando conteúdo de qualidade?

Nas redes sociais, há uma regra que você não deve esquecer nunca: qualidade é sempre melhor que quantidade. Isto se aplica tanto à frequência como ao tamanho dos posts.

Existem marcas que, por verem descer o alcance ou número de impressões de seus posts, optam por aumentar o número de publicações diárias. Mas de que vale publicar um post por hora se o conteúdo que está sendo compartilhado em nada interessa à sua audiência?

Na realidade, compartilhar conteúdo nas redes sociais de forma mais frequente só irrita seus seguidores que você for irritante. Se seus posts forem de qualidade e relevantes para seu público, não só ele se interessará por ler mais, como por gostar, comentar e compartilhar com sua rede de amigos.

 

Está compartilhando apenas o seu conteúdo?

As mídias sociais são muito mais do que canais de propaganda. Estar presente nas redes sociais implica criar engajamento com a audiência, estabelecer relações de parceria com outras empresas, e não apenas publicar conteúdo promocional.

A conhecida regra 70/20/10, criada por Crystal Vikaitis, divide o conteúdo compartilhado nas redes sociais em três categorias:

  • 70%: conteúdo informativo, relevante e de qualidade criado pela própria marca.
  • 20%: conteúdo informativo, relevante e de qualidade de outras fontes.
  • 10%: conteúdo promocional.

Repare que apenas 10% do conteúdo compartilhado nas redes sociais deve ser promocional. O restante deve ter como objetivos engajar, informar, educar e emocionar os seus seguidores.

 

Que métricas você analisa para perceber se a audiência gosta dos posts de sua marca? Compartilhe nos comentários.