Que tipo de usuário do Twitter você é?

Que tipo de usuário do Twitter você é?

Se você recentemente começou a usar a rede social do passarinho azul, pode correr o risco de sentir-se perdido ou fora de lugar. Pessoas que estão acostumadas ao formato Facebook de mídia social costumam demorar alguns meses em aprender a otimizar o uso do Twitter e ganhar seguidores.

Antes de mais nada, você deve perguntar-se a razão pela qual está fazendo uso do Twitter. Você tem algo a dizer e quer que mais gente escute, não somente seus conhecidos e familiares? Suas mensagens podem ser ditas em 140 caractéres ou menos? Você tem dicas de sites, links e informação que podem ser úteis a outras pessoas? Caso tenha respondido “sim” a pelo menos duas das perguntas acima, você é um ótimo candidato para o Twitter. Além de compartilhar informação, você também poderá ver-se beneficiado pela informação que outros compartilham, e vir a criar uma rede forte de contatos que, mesmo não conhecendo pessoalmente, podem vir a fazer parte da sua vida de maneira positiva.

Se seu objetivo com o Twitter vai além do pessoal e está focado em publicitar sua empresa ou negócio, essa mídia também pode ser uma ótima fonte de atenção e admiradores, basta saber aproveitar seu potencial. Em lugar de apenas falar sobre sua marca ou produto, fale sobre outros temas de interesse geral, coloque links que podem interessar ao seu público-alvo. Também é fundamental interagir, pedir participação e “favoritar” tweets de seus seguidores. Esse cuidado e atenção os fará ver que há um interesse pessoal por sua parte e que não se trata apenas de negócios.

Ao entrar no twitter, amplie sua rede de contatos. Vá além dos amigos e família, procure pessoas que trabalhem na mesma área que você e que podem ter algo que ensinar, siga perfis que morem em cidades e países diferentes e que falem diferentes idiomas. Isso trará riqueza ao seu feed e ajudará também a inspirá-lo a publicar coisas interessantes.

Se você está começando e tem poucos seguidores, não desanime! Além das dicas já mencionadas, um jeito fácil de chamar atenção para o seu perfil é usando as famosas hashtags, palavras precedidas do símbolo jogo da velha (#), que farão com que seu tweet seja visualizado por pessoas que procuraram por essa palavra chave e que possivelmente possuem interesses similares aos seus.

Uma ou duas hashtags por tweet pode fazer você aumentar a velocidade com que ganha seguidores.

Como já mencionamos, o uso de links é algo que fará as pessoas se interessarem pelo seu perfil, pois elas vão querer ver o que você está publicando sempre. Mas caso não tenha nenhum link legal para recomendar, publique uma foto! Tweets com fotos obtém mais visualizações e fazem com que você se torne alguém mais “real” aos olhos dos outros. Só não vale abusar, o equilíbrio é a chave para o sucesso. E lembre-se: seja gentil com os outros, sempre.

Para finalizar, compartilhamos este divertido infográfico do @ngonews sobre os diferentes tipos de usuários do Twitter. (fonte)

twitter-users-profile1