Quais as Características de Um Bom Gestor de Mídias Sociais?

gestor-midias-sociais

A profissão de gestor de mídias sociais é cada vez mais popular. E o fascínio não se fica pelos profissionais de marketing e propaganda… muitas pessoas provenientes de áreas totalmente diferentes mostram o seu interesse por essa nova forma de comunicar e divulgar a marca.

Mas para ser gestor de mídias sociais, não basta ter um perfil no Facebook ou uma conta de Instagram. Este profissional deve ter um conjunto de características que podem fazer toda a diferença numa entrevista de emprego ou no seu dia de trabalho. Confira:

 

Experiência com múltiplas plataformas

Ter experiência em apenas duas ou três plataformas de redes sociais já não é o suficiente para ser um gestor de mídias sociais. A maioria das empresas já compreendeu a importância de apostar nestes canais de comunicação, e mesmo que uma empresa tenha recursos para apenas investir no Facebook e Twitter, o mais provável é que queira expandir sua presença para outras plataformas, como o Instagram, o Pinterest, o Tumblr, o Snapchat, etc.

 

Excelentes competências de escrita

Desde títulos cativantes a conteúdo de qualidade, o gestor de mídias sociais tem de ser capaz de comunicar de forma eficaz nas várias plataformas de redes sociais. Na linguagem corporativa, isso significa ter uma grande capacidade de adaptação a vários targets e setores de negócio, conseguir engajar a audiência e, claro, converter leads em clientes fiéis através da escrita. A atenção ao detalhe e o domínio perfeito da gramática são essenciais para evitar erros que podem ter como consequência os comentários negativos nas redes sociais.

 

Bom analista e comunicador

Um bom gestor de mídias sociais deve ser capaz de reunir a análise de várias métricas e de as descodificar e comunicar para os seus clientes, sugerindo ações ou tomando decisões a partir delas. Ferramentas como o SproutSocial ou o Quintly podem dar uma ajuda, mas dominar as planilhas do Excel é mais do que obrigatório!

 

Competências de Gerenciamento de Projeto

Uma estratégia de social media exige muito gerenciamento. O gestor de mídias sociais deve ser capaz de trabalhar em várias plataformas ao mesmo tempo, com vários aplicativos, em conjunto com vários departamentos e até com vários clientes. Para isso, você pode contar com a ajuda de ferramentas como o HootSuite (gestão de redes sociais), Asana ou Basecamp (gestão de projetos ou equipas), e da sua própria capacidade de gerenciamento.

 

Fotografia e Design

Atualmente, as imagens são o tipo de conteúdo obrigatório nas redes sociais. E à medida que a sua popularidade cresce, cresce também a exigência da audiência que espera ver imagens criativas e de qualidade nestas plataformas. No entanto, muitos clientes não têm um fotógrafo profissional ou um designer na sua equipe. Por isso, quando chegar o momento de escolher e trabalhar uma imagem para as mídias sociais, a sua experiência nestas duas áreas fará toda a diferença.

 

Trabalhar sobre pressão

Quem está de fora pensa que ser gestor de redes sociais é, acima de tudo, um trabalho muito divertido. Não deixa de ser verdade, mas nem sempre é assim. O gestor de redes sociais deve ser capaz de saber responder tanto a comentários positivos, como negativos com a mesma rapidez e sem que isso o desmotive. Ou seja, ser gestor de redes sociais não é um trabalho para aqueles que não sabem lidar com a pressão e que entram em pânico nos piores momentos.

 

Ficou faltando alguma? Compartilhe nos comentários!