Prós e Contras de obter lucros através da Comunidade

0

Pois bem, seguindo a linha do último Post, hoje queria falar sobre uma questão um tanto quanto polémica para quem administra ou pretende administrar algum dia a sua comunidade. Esta é, o fato de se é mesmo interessante cogitar a ideia de cobrar algum tipo de taxa por cada nova associação.

Prós!

  • Possível fonte de renda – Se você já implantou a ideia de começar a obter lucros através desta ideia, e além disto, você teve uma boa recepção e participação por parte dos membros, considere-se alguém de sorte pois são realmente poucos os que tem tal privilégio.
  • Comprometimento – É algo meio óbvio, mas é sempre bom lembrar que os ‘poucos’ que fizerem parte da sua comunidade irão merecer uma atenção mais que especial. Pois, estes querendo ou não estão comprando a sua ideia, e algum retorno eles irão esperar de sua parte. Além disto, você estará colhendo de uma fonte certa, se é que me faço entender. Então, aquilo que já cansamos de comentar por aqui, invista em manter os atuais, e deixe um pouco de lado a preocupação em trazer apenas números para a comunidade. Não deixe a ganancia falar mais alto.
  • Participação – Como consequência então, haverá maior participação por parte deles!

Contras

  • Baixo numero de membros – Cobrar por cada associação não é uma ideia interessante se você pretende alcançar muitos membros. Analisando pela perspectiva de Marketing, não é nem um pouco interessante fazer isto se as suas intenções forem algo semelhantes a esta.
  • Dedicação exagerada: Talvez este não seja um contra propriamente dito, dependendo do ponto de vista. Mas, você se verá forçado a atender todas, eu disse todas as necessidades dos membros, fato com o qual você não teria que se preocupar oferecendo um espaço gratuito.

A ideia de prós e contras é muito relativa na realidade. Porém, do ponto de vista geral, estes são alguns aspectos mais reais e próximos do que seria ter uma comunidade paga.

A intenção deste post é fazer uma analise sobre a ideia de cogitar ou não esta possibilidade, pois para algumas empresas esta pode sim ser uma ideia interessante, e para outras, pode que seja totalmente o oposto disto. Descubra quais são suas reais intenções.

Share.

About Author