O Pinterest como Mídia Social

Nos últimos anos o Pinterest se estabeleceu como site indispensável para aqueles que tem blogs e empresas. Através dele criam-se painéis com imagens retiradas de outros sites e que podem ser interessantes pela imagem em si ou também pelo conteúdo da página à qual estão relacionadas.

img01
Para ilustrar melhor, imaginemos que uma pessoa tem um painel chamado “Decoração-Quarto”, no qual coloca imagens de espaços decorados que a agradem. Ela pode também ter imagens cuja página original leva a um tutorial de “como pintar uma cômoda você mesmo”, que poderão ser úteis em algum momento. É uma maneira de juntar no mesmo espaço referências visuais, tutoriais e informação.

img02
Ao fazer click numa imagem de um painel, você é redirecionado para o site original de onde a imagem em questão foi “pinned” (pregada, fixada).
O Pinterest funciona como mídia social, ou seja, pode-se ter seguidores e pode seguir pessoas. Porém, mais do que indivíduos, seguem-se os painéis que despertem interesse. Uma pessoa pode ter vários painéis, públicos ou privados. As imagens de um painel podem ser afixadas por outros usuários do site para seus painéis respectivos, como uma forma de compartilhar a imagem. Quanto mais imagens originais você publicar, mais seguidores terá.
Muitas empresas também usam o Pinterest como forma de promover sua marca e comunidade. Há uma opção para empresas que diferencia o usuário individual do usuário empresa. No caso da gestão de comunidades, fazer uso do Pinterest pode aumentar em muito o fluxo ao seu site.

img03

Página da Nordstrom no Pinterest

Uma maneira criativa que algumas empresas usam para interagir com os seguidores é colocar uma etiqueta com o logo do Pinterest em seus produtos em lojas físicas, para mostras quais produtos estão com alta popularidade entre os usuários do site.

img04Porém, usar o Pinterest apenas como ferramenta para expor seus produtos não vai render muitos frutos. Os usuários buscam inspiração, e a melhor maneira de conseguir isso é promovendo um estilo de vida. Uma padaria por exemplo, vai ganhar mais seguidores se publicar fotos de reuniões familiares, dicas de organização e cozinha e receitas de pães e biscoitos do que se colocar fotos de pães nos seus painéis.

Painel da Nordstrom para o Valentine's Day - falando de amor e não de seus produtos

Painel da Nordstrom para o Valentine’s Day – falando de amor e não de produtos