Mídias Sociais: As tendências que vão dominar em 2014

Tendências Mídias Sociais 2014

Com uma constante evolução do universo das mídias sociais, pode se tornar um pesadelo avaliar  quais as plataformas e ferramentas mais eficientes para alcançar os objectivos de marketing de sua marca.

Com a aproximação do fim do ano de 2013, é importante olharmos para o futuro das mídias sociais e percebermos como podemos melhorar nossa estratégia, para acompanhar e até superar as melhores práticas.

Tendo em atenção a tendências de 2013, chegámos às seguintes previsões para 2014:

 

Social Media é uma necessidade e não um luxo

O número de empresas engajadas nas mídias sociais tem vindo a crescer nos últimos anos. No Brasil, e de acordo com o estudo Latin America Social Media Check-up, mais de 88% das companhias utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas.

Esses dados e o constante aumento do número de usuários nessas plataformas fazem-nos acreditar que, em 2014, as mídias sociais serão encaradas não como um investimento facultativo, mas sim como uma estratégia obrigatória para as empresas que pretendem se destacar.

Se sua companhia está desligada do online, saiba que são vários os benefícios que justificam uma presença forte nas redes sociais. Para além de serem o local ideal para interagir com potenciais clientes e consumidores da marca, as mídias sociais podem ajudar a marca em termos de SEO e são um elemento essencial em todas as etapas do funil de conversão.

 

É obrigatório criar conteúdo otimizado para mobile 

No Brasil, existem mais de 70 milhões de usuários de smartphones e é um número que continua crescendo, à semelhança do que acontece no resto do mundo. Também a quantidade de pessoas que acessam às mídias sociais a partir de seus dispositivos móveis tem vindo a aumentar: em território brasileiro são mais de 57%.

Em 2014, será impossível ignorar estas estatísticas. As marcas com presença nas mídias sociais devem começar de imediato a criar campanhas e conteúdos otimizados para dispositivos móveis, seguindo os passos de empresas que colocaram o mobile no centro de suas estratégias de marketing online.

Consulte o artigo Facebook Marketing: O Que Realmente Funciona para conhecer algumas dicas sobre como otimizar os seus conteúdos para smartphone.

 

Aposte no Google+

O Facebook continua a liderar no universo das mídias sociais com o maior número de usuários ativos mensais (mais de 1,15 bilhões, segundo os últimos dados avançados pela empresa).

Mas isso não impede que outras redes sociais continuem a sua ascensão, como é o caso do Google+. Atualmente, a plataforma social da Google conta com mais de 343 milhões de usuários ativos mensais, sendo, por isso, a segunda maior rede social.

Para além de ser a rede social com a base de dados mais completa , o Google+ apresenta maiores benefícios em termos de SEO, quando comparado com outras plataformas sociais.

Sabemos que o Facebook e o Twitter são mídias sociais essenciais em qualquer estratégia de marketing, mas ambos impedem o Google de aceder a parte de seus dados, reduzindo a sua eficácia em termos de SEO. Pelo contrário, as curtidas no Google+ (+1s) são o fator social que mais contribui para um bom posicionamento no motor de pesquisa.

 

Saia do Foursquare

Com a incorporação de ferramentas de localização em outras redes sociais, como o Facebook, o Twitter ou o Instagram, o Foursquare tem lutado para se manter na feroz corrida entre mídias sociais.

E o ano de 2013 não se tem revelado fácil para esta plataforma social: o número de utilizadores ativos não tem sofrido melhorias e tem sido difícil para o Foursquare obter retorno de capital.

2014 será então o ano para avaliar se seus esforços nesta rede social estão valendo a pena e para conhecer as ferramentas de localização que as outras mídias sociais colocaram à disposição das marcas.

 

Imagens e vídeos vão dominar 

Desde que se verificou que as imagens e os vídeos são os conteúdos que mais geram engajamento, a sua partilha nas mídias sociais aumentou exponencialmente.

Esta é uma tendência que se vai manter em 2014 e que vai ser alimentada pelas redes sociais que privilegiam a partilha deste tipo de conteúdos, como o Pinterest, o Instagram e o Vine.

O Pinterest continuará a ser uma ferramenta de marketing essencial para a indústria de varejo, enquanto as plataformas sociais SlideShare e Tumblr vão verificar um crescimento significativo de seus usuários ativos.

Por seu lado, os vídeos de 2 minutos ou mais vão ser gradualmente substituídos pelos micro-vídeos partilhados pelo Vine e pelo recente recurso do Instagram.

 

Retargeting nas mídias sociais

Alguma vez desejou poder comunicar com todas aquelas pessoas que chegam ao seu site, mas que não compram seu produto? Com o retargeting é possível colocar anúncios nas mídias sociais, baseando-se na interação dos usuários com o seu site.

Apesar de ser irritante para alguns consumidores, esta ferramenta pode conduzir a um investimento dos seus recursos muito mais eficiente, uma vez que o público alvo já mostrou interesse em seu site.

Com o anúncio da parceria entre o Google (DoubleClick Bid Manager) e o Facebook (FBX), o retargeting ganhou uma nova força junto dos profissionais de marketing, que vai continuar a se verificar em 2014.

 

 

Qual a sua experiência nas mídias sociais em 2013? Suas previsões para 2014 são diferentes? Deixe sue comentário!

A newsletter GdC chegou! Para receber as últimas notícias, dicas e tutoriais sobre gestão de redes sociais, subscreva!