Instagram vídeo vs Vine: Descubra as diferenças

Foi rodeado de mistério e suposições que o Instagram lançou na passada semana a nova funcionalidade de vídeo. Essa era uma das suspeitas alimentadas pela comunicação social e muito esperada por fãs do aplicativo, atualmente com mais de 130 milhões de utilizadores ativos.

Instagram video

Fonte: Vimeo

 

Foi assim que o Facebook decidiu responder ao sucesso que o Vine vem conseguindo desde o seu lançamento: 13 milhões de usuários fiéis a um conceito totalmente novo nas redes sociais. E não deixa de ser uma boa notícia para os amantes do formato vídeo que vão passar a poder usar dois aplicativos para partilhar suas histórias.

 

Ainda é muito cedo para avaliar o que vai acontecer em termos de mercado, mas acreditamos que vai continuar a existir espaço para vídeos do Instagram e Vines, não fossem as diferenças entre os aplicativos tão significativas!

 

Confira:

Diferenças entre Instagram e Vine

 

Duração do vídeo

O Vine permite gravar e partilhar vídeos com cerca de 6,5 segundos. Segundo investigações levadas a cabo pelas equipes do Vine e do Twitter, essa é a duração ideal para quem visualiza o vídeo, mas é um verdadeiro desafio para o seu criador que deve elevar sua criatividade ao máximo para fazer passar sua mensagem em tão pouco tempo.

Com o Instagram, você pode capturar 15 segundos de vídeo:  mais 9 segundos para prender a atenção do visionador através de sua história.

 

Filtros

À semelhança do que já acontece para as imagens, o Instagram permite que o usuário transforme seu vídeo através do uso de filtros. Mas pode esquecer o Earlybird ou o Lo-fi! Existem 13 novos filtros, desenhados a pensar no novo formato.

Pelo contrário, o Vine não disponibiliza filtros e tudo indica que o aplicativo se mantenha fiel às suas características originais.

 

Apagar último clip

Tanto no Vine como no Instagram, os vídeos publicados podem ser compostos por pequenos clips que nada têm em comum.

Mas só o Instagram permite a edição destes clips. Na prática, o aplicativo permite que você apague o último clip da sequência e o substitua com uma nova filmagem, algo que já não pode ser feito com o Vine.

 

Estabilização de imagem

Para além da própria possibilidade de fazer vídeo, o Instagram colocou outro trunfo na mesa! A funcionalidade Cinema ajuda a estabilizar a imagem no momento da captura do vídeo, algo em que o Vine ainda não investiu, nem virá a investir tão cedo.

 

Imagem de capa

Após gravar, editar e aplicar o filtro, os usuários do Instagram podem ainda percorrer o vídeo e escolher a imagem que será exibida no stream ou no seu perfil.

No caso do Vine, a imagem apresentada corresponde ao primeiro momento do vídeo e não existe qualquer possibilidade de personalização. Talvez a equipe do aplicativo constate a vantagem dessa funcionalidade (principalmente para as marcas) e a inclua em breve…

 

Looping

Esta é outra grande diferença entre os dois aplicativos.

No Vine, os vídeos são visualizados em loop, ou seja, eles repetem automaticamente, quase como um gif animado.

No Instagram, é o usuário que decide se quer ou não voltar a repetir o vídeo, como acontece no YouTube ou Vimeo.

 

Importar vídeos

O Instagram e o Vine incentivam a captura de vídeo através do próprio aplicativo. Por essa razão, é impossível, tanto num caso como no outro, importar vídeos da galeria do seu celular.

 

Partilha social e Geolocalização

As opções de partilha nas redes sociais não sofreram alterações com este comunicado. No entanto, o Instagram continua a ter vantagem nesse campo. Neste alicativo, você pode partilhar seu vídeo no Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr, foursquare e por e-mail, enquanto no Vine as alternativas estão limitadas ao Vine, Twitter e Facebook.

No que diz respeito à geolocalização, ambos os aplicativos permitem identificar o local onde o vídeo foi criado, mas só o Instagram consegue apresentar esses dados num mapa.

 

Já experimentou? Como vai usar em sua estratégia de Social Media?