Instagram: 5 Ferramentas Essenciais para Sua Empresa

Em dezembro de 2014, o número de utilizadores mensais do Instagram era de 300 milhões. Essa rede social popularizou as selfies e as fotos de comida, mas não é só disso que vive o Instagram.

Atentas aos comportamentos dos consumidores online, são cada vez mais as empresas que usam o Instagram como canal de comunicação com seus clientes e seguidores. E mesmo que sua empresa não tenha um produto para mostrar, ela pode beneficiar do Instagram… basta pensar fora da caixa!

Seja qual for seu objetivo nessa rede social, esperamos que essas 5 ferramentas ajudem sua empresa a tirar o máximo partido do Instagram:

 

Iconosquare

Instagram-iconosquare

O Iconosquare (ex Statigr.am) é uma das ferramentas de gestão do Instagram mais populares. Para além de fornecer um conjunto de analytics detalhado, o aplicativo permite interagir com os usuários de forma mais metódica e rápida do que a versão web do Instagram.

Outras funcionalidades de destaque e com possível utilidade para seu negócio são a gestão de comentários, o envio de mensagens privadas ou criação de widgets.

Se ainda não experimentou, não deixe de acessar o site! A ferramenta é, na sua grande maioria, gratuita.

 

Repost

O Repost é um aplicativo para iOS e Android que permite repostar fotos de usuários da sua comunidade em seu perfil, dando crédito ao sey autor, quer na imagem, quer no texto que a acompanha.

O processo é muito simples: acesse o aplicativo, escolha uma foto, clique no botão “Repost”, escolha qual o layout para legenda com o nome do usuário autor e clique novamente em “Repost”. A partir desse passo, é como que você estivesse dentro do Instagram, a cortar e a editar a imagem antes de postar.

Pela minha descrição, o processo parece ser demorado, mas não é: tente e tire suas conclusões! Ainda por cima, é gratuito!

 

Tagboard

Instagram-tagboard

O Instagram faz pleno uso do hashtag e é a plataforma ideal para explorar hashtags únicas. Se a sua hashtag é usada em mais do que uma rede social, use o Tagboard para monitorar todas elas.

Para além do Instagram, o Tagboard monitoriza hashtags em posts compartilhados no Facebook, Twitter, Google+, Vine e Flickr, e ainda permite que você interaja com cada um deles a partir do aplicativo. Para além de ser um tudo-em-um é ainda gratuito!

 

PicDeck

Usa o TweetDeck? E já alguma vez desejou que existisse uma ferramente igual para o Instagram? Bom, parece que seus desejos não demoraram a concretizar-se.

Com o PicDeck você pode criar colunas de usuários ou hashtags para uma monitoramento mais eficaz de cada um deles.

Infelizmente, não é possível nem agendar posts, nem interagir com os outros usuários a partir do PicDeck. Mas este aplicativo gratuito bate o Instagram na busca e na organização de conteúdo.

 

Schedugram 

Instagram-Schedugram

Este não é um aplicativo gratuito, mas suas funcionalidades conseguem facilmente justificar os $20 mensais. O Schedugram permite fazer o upload de uma ou várias imagens e inclui várias ferramentas de edição, como o corte ou o retocar.

Assim que suas imagens estiverem prontas, você pode agendar as postagens e pedir que seja enviado um email assim que a imagem seja compartilhada.