A importância de um calendário editorial

Calendário Editorial

 

Aliada a uma boa estratégia de mídias sociais está uma estratégia de content marketing. A produção e curadoria de conteúdo interessante é essencial para manter sua audiência engajada com a marca e com a comunidade online.

Existem várias ferramentas que ajudam na produção de conteúdo mais relevante, mas a mais importante e, talvez, a mais eficaz é o calendário editorial.

O calendário editorial ajuda a planejar o conteúdo que vai ser compartilhado nas várias redes sociais. Esse documento deve ser o mais simples possível, para que vários membros da organização possam consultar livremente. O formato mais habitual é a planilha, organizada por meses ou por semanas, em que cada dia da semana e cada rede social estão identificados, para que não hajam dúvidas da data de publicação.

Mas porque razão você ou sua empresa precisam de um calendário editorial? Estes são alguns dos motivos que podem convencer:

 

Perceber qual o conteúdo mais relevante

Um dos erros mais cometidos por quem trabalha com marketing de conteúdo é canalizar todos os seus recursos para a execução de uma estratégia que tem em mente o que o profissional acha que está certo e não os interesses do público alvo.

Um calendário editorial de redes sociais permite analisar rapidamente qual o tipo de conteúdo que gerou mais interesse e qual aquele que está causando menos impacto.
Com base nesses insights, é possível fazer alterações ao conteúdo futuro e evitar a publicação de conteúdo às cegas.

Faça verificações períodicas de ferramentas de análise, como o Google Analytics, o Facebook Insights ou o Twitter Analytics para compreender qual o conteúdo que deve ser publicado, em que horário e em que redes sociais.

 

Lembrar de todas as datas

Você lembra do dia do aniversário de todos os seus amigos? Eu também não.
Agora imagina o que seria se você tivesse que lembrar de todas as datas comemorativas ou datas de eventos importantes para a marca.

Um calendário editorial é particularmente útil nesse caso. E mesmo que você tenha uma memória irrepreensível para as datas que você já conhece, se você trabalha com mercados internacionais, o uso dessa ferramenta torna-se indispensável.

Para além de marcar no calendário editorial todas as datas importantes para a marca, defina alertas com alguns dias (ou semanas) de antecedência, que permitam a conceção e implementação de campanhas específicas para aquela data.

 

Alocar recursos humanos

É comum que nas pequenas empresas, ou agências, existam momentos com um grande (até demais!) volume de trabalho e outros em que o número de profissionais parece exagerado para a quantidade de tarefas a desempenhar.

Ter um calendário editorial atualizado com alguma antecedência, significa ter material suficiente para alocar os profissionais certos às tarefas que necessitam de ser executadas. Desta forma, pode fazer-se um planejamento mais adequado dos recursos humanos, para que os profissionais tenham mais tempo para preparar as matérias e para discutir ideias em equipe.

 

Escolher a rede social certa

Se sua marca está presente em diferentes redes sociais, é possível que, com o passar do tempo e por uma questão estratégica, sejam compartilhados mais posts numa rede social em vez de outra. No entanto, isso poderá ser um problema se algumas plataformas estiverem sendo esquecidas e outras estiverem sendo bombardeadas com demasiada informação.

Com um calendário editorial, é simples evitar esse descontrole. Crie colunas para cada uma das redes sociais ou opte por sinalizar os posts de cada plataforma com uma cor diferente ou com o logo da rede social. Assim, você vai perceber, numa análise rápida, qual a mídia social com mais posts diários e qual a que recebe menos atenção.

 

Você já utiliza um calendário editorial? De que forma isso mudou o seu trabalho?