Ferramentas para facilitar o trabalho do gestor de comunidades

trabalho-de-gestor-de-comunidades

O dia de trabalho do gestor de comunidades não podia ser mais ocupado. Entre a gestão de várias contas e a resposta a comentários de seguidores, este profissional ainda tem de ter tempo para a criação e curadoria de conteúdo, o monitoramento da sua presença e dos seus concorrentes, a análise de métricas e um grande número de outras tarefas.

A boa notícia é que existem várias ferramentas que podem maximizar o tempo que você passa nas mídias sociais e tornar o seu trabalho mais eficiente.

Hoje compartilhamos algumas das ferramentas que fazem parte do nosso dia a dia e das quais já não nos conseguimos separar:

Receba alertas de email sempre que falarem sobre sua marca

Para saber quando alguém menciona sua marca ou produtos nas diferentes redes sociais, utilize um serviço como o Mention.

Esta ferramenta permite que você receba alertas por email sempre que um usuário menciona determinada keyword relacionada com o seu negócio nas redes sociais, sites de notícias, fóruns, blogs ou qualquer outro tipo de página.

Depois de receber o alerta, clique nos links de cada notificação para a visualizar no dashboard do Mention.

É possível responder a cada uma delas a partir do dashboard ou na própria rede social que a originou.

Agregue todas as mensagens e comentários

Manter sua inbox social atualizada já não significa ler os comentários e mensagens de seus seguidores em cada um dos perfis de mídias sociais. Em vez disso, você pode optar por um serviço como o Sprout Social para monitorar todas essas notificações.

Neste aplicativo você pode consultar e responder a menções, comentários e mensagens privadas provenientes do Twitter e Facebook. Para outras redes sociais, como o Google+ ou o LinkedIn, o método tradicional de monitorar notificações mantém-se, pois o Sprout Social ainda não suporta social inbox para estas redes.

Faça a curadoria automática de conteúdos 

Uma das formas mais inteligentes de manter suas contas de social media ativas é através da curadoria de conteúdos. Para além de ajudar no alcance das postagens, é uma maneira de sua empresa se posicionar como uma excelente fonte de informação.

Para automatizar o processo de curadoria e postagem utilize o IFTTT, o Feedly, Gmail e Buffer.

Para quem ainda não experimentou, o IFTTT é um serviço gratuito que automatiza diferentes ações a partir de várias plataformas, enquanto que o Feedly, também gratuito, permite a subscrição dos seus blogs favoritos e o Buffer é uma ferramenta de agendamento de postagens para o Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+.

Para fazer a curadoria automática de conteúdos, siga os passos:

  • Comece por agregar suas contas ao Buffer e escolher quais vão ser utilizadas para compartilhar conteúdo.
  • De seguida, determine em que horário o conteúdo vai ser compartilhado com seus seguidores em cada um dos perfis.
  • Acesse o guia Email to Buffer e copie o email customizado no topo do artigo. Esse endereço de email será utilizado mais tarde no IFTTT.
  • No Feedly, subscreva os blogs com conteúdo interessante para seus seguidores.
  • Acesse o IFTTT e crie sua “receita”. Esta receita deve permitir a partilha automática dos artigos “Save for later” a partir da sua conta Buffer. Para isso, comece por seleccionar os novos artigos “Save for later” do Feedly como trigger. De seguida, escolha o Gmail como ação, insira o email customizado do Buffer como destinatário e defina os parâmetros de envio.
  • Teste sua receita, clicando em update ou check no IFTTT. Após alguns minutos, você verá os posts que você guardou para ler mais tarde no Feedly prontos para serem publicados no Buffer.

Faça o monitoramento dos seus concorrentes

Uma estratégia de marketing nas redes sociais nunca poderá ser eficaz se você não prestar atenção ao que os seus concorrentes estão fazendo nestas plataformas.

Para monitorar a presença online da concorrência você tem duas hipóteses: ou avalia cada perfil, um a um, ou você utiliza ferramentas de análise, como o Rival IQ ou o Quintly.

Ambas permitem fazer uma análise comparativa de métricas entre os perfis dos diferentes concorrentes e os seus. Apesar de não serem gratuitas, estas ferramentas poupam muito do seu tempo. Se não acredita, imagine-se a recolher os dados relativos às métricas mais importantes na sua indústria. Agora, multiplique por todos os perfis da concorrência, pelo número de gráficos que vai ter de criar para apresentar à administração de sua empresa e… bom, penso que você já percebeu.

 

Qual a ferramenta que facilita o seu dia a dia de gestor de comunidades e sem a qual você já não pode viver? Compartilhe nos comentários!