Facebook Testa Novo Layout das Páginas de Empresa

Você está feliz com a fanpage de sua marca? Depois de um período de adaptação ao novo layout, às novas dimensões do conteúdo, ao novo botão call to action, sua página está completa e devidamente otimizada. Mas se você já anda no mundo das mídias sociais há algum tempo, você já sabe que quando as mudanças parecem ter acabado, o Facebook chega com um novo layout… E é precisamente isso que está acontecendo.

Nos últimos dias, o Facebook tem testado um novo layout das páginas de Empresa. As alterações são muito sutis, mas não passaram despercebidas à guru de Social Media, Mari Smith. Na sua página, Mari revelou as principais mudanças:

 

Novo-Layout-Facebook-Mari-Smith

 

 

  • A imagem de perfil é muito mais pequena e está totalmente integrada na imagem de capa da página.
  • Os tabs ficam alinhados à esquerda, por baixo da imagem de perfil.
  • O nome da página e a categoria continuam a aparecer à direita da imagem de perfil, mas muito mais pequenos.
  • O botão de call to action ficou azul e muito maior. Este é o único botão que se sobrepõe à imagem de capa.
  • Todos os outros botões (Curtir, Mensagem, Share) aparecem por baixo da cover photo.

 

Para além destas alterações de layout, o Facebook já anunciou que está a atualizar as páginas de empresas para as tornar mais mobile-friendly, e a adicionar novas funcionalidades para os negócios locais.

Nem todos os usuários conseguem ver as alterações de layout, o que pode significar que o Facebook ainda está em fase de testes até chegar ao aspecto final. E os que já as podem observar, nem sempre vêem o mesmo layout. Por exemplo, enquanto alguns usuários vêm o botão de call to action integrado na imagem de capa, outros vêm o mesmo botão no topo da coluna da esquerda:

 

Facebook-Novo-Layout-Airbnb

 

No celular, o botão de call to action tem um aspecto totalmente diferente: ele ocupa toda a largura do ecrã e aparece logo a seguir à imagem de capa:

 

Novo-Layout-Facebook-Mobile

 

Que conclusões você pode tirar dessas alterações? Por enquanto, muito poucas… Da fase de testes até à sua implementação, muita coisa pode mudar no layout das páginas de Facebook. Mas uma coisa é certa: a rede social está a dar cada vez mais importância às imagens, neste caso, à imagem de capa. Se você quer anticipar esta mudança, comece já a pensar em formas criativas de usar o poder desta imagem na fanpage da sua marca.