Facebook Marketing: O Que Realmente Funciona

O Facebook é atualmente a rede social com o maior número de usuários e é também a plataforma onde todas as marcas querem estar.

Mas para marcar a diferença nesta rede social, os profissionais de marketing devem conhecer o que funciona e o que é um desperdício de recursos, antes de definirem suas estratégias de Facebook Marketing.

As mais recentes pesquisas realizadas mostram que muitas ferramentas não estão a gerar os resultados pretendidos, enquanto outras superam todas as expetativas. Confira:

 

Mais de metade dos usuários brasileiros estão no mobile

De acordo com várias previsões, o futuro do Facebook está no mobile. Os dados obtidos pela Reuters em agosto desse ano indicam que mais de 57% dos usuários brasileiros acessam ao Facebook através de celulares ou tablets.

Essa tendência se mantém também noutros países: nos Estados Unidos cerca de 78%  dos usuários acessam à rede social por dispositivos móveis, enquanto que no Reino Unido são mais 83%.

Ignorar esses dados pode ser desastroso para sua estratégia de Facebook Marketing. Se a sua audiência se encontra nessa rede social, a otimização para mobile da fanpage da marca é obrigatória e pode ser muito simples:

  • Acesse sua fanpage através de um dispositivo móvel e confira como sua audiência vê o conteúdo.
  • Uma vez que o usuário não consegue ver toda a timeline de uma fanpage a partir de seu celular, fixe a publicação mais importante no topo da timeline.
  • As imagens são o tipo de conteúdo com melhor performance no Facebook e devem ser otimizadas de acordo com as recomendações da rede social. Enquanto que as dimensões recomendadas para computador são de 400px por 209px, para mobile as imagens devem ter, pelo menos, 560px por 292px, obedecendo à regra de 1,91:1.

 

Publicidade paga melhora o alcance e a performance do post   

De acordo com o relatório 2013 Social Rich Media Benchmark Report (ShopIgniter), a promoção de publicações no Facebook aumenta significativamente o seu alcance orgânico e viral, mas não os níveis de CTR.

 

Facebook Marketing Alcance

 

Por isso, antes de recorrer à publicidade paga na rede social, tenha em consideração o seu público alvo e os objetivos de sua estratégia de Facebook Marketing, e entenda como a performance de cada tipo de publicação é afetada quando usa esse recurso:

  • A publicidade paga é mais utilizada em publicações com menor nível de engajamento, como os posts promocionais.
  • Se os seus objetivos são aumentar a notoriedade da marca e fazer crescer o número de usuários que curtem sua fanpage, então a publicidade no Facebook é uma boa solução.
  • Se o que você quer é conduzir o maior número de usuários possível a um determinado site, a promoção de posts pode ser apenas um desperdício de recursos, segundo os dados recolhidos nessa pesquisa.

 

Feedback negativo aumenta com a publicidade paga

Um dos aspectos que o EdgeRank penaliza é a quantidade de feedback negativo das publicações de uma fanpage. Na prática, se um post tem um número elevado de comentários negativos, então é menos provável que outros usuários vejam essa publicação.

No entanto, outra pesquisa da ShopIgniter revelou que o feedback negativo no Facebook aumenta com o uso da promoção de publicações. Parece contraditório, uma vez que o uso de publicidade paga tem por objetivo aumentar o alcance dos posts.

Facebook Marketing Feedback

 

Para que sua estratégia de Facebook Marketing seja bem sucedida, há que ter moderação e pensamento estratégico no momento de usar a promoção de publicações e não esquecer alguns dos resultados obtidos nessa pesquisa:

  • Para a maioria dos posts, à excepção dos links, o feedback negativo aumenta com a promoção das publicações.
  • Apesar da sua popularidade no Facebook, as fotos devem refletir as preferências de sua audiência, para evitar ações negativas e incentivar à partilha. Em caso de dúvida, realize alguns testes A/B com vários tipos de imagens.
  • As publicações que incluem perguntas são sempre uma boa opção no Facebook. Podem ajudar a aumentar os níveis de engajamento, sem originar grande número de feedback negativo.
  • As ofertas são o tipo de publicação que gera menos comentários negativos, o que mostra o quanto os usuários gostam de um bom desconto.

 

As hashtags no Facebook não funcionam

De acordo com pesquisas recentes, as hashtags no Facebook não têm ajudado as marcas a conseguir mais exposição. Na realidade, a utilização desse recurso tem levado ao efeito contrário: as publicações com hashtags têm menores níveis de alcance e engajamento.

 Facebook Marketing Hashtags

 

Se o seu objetivo é aumentar o número de curtidas e partilhas, exclua as hashtags de sua estratégia de Facebook Marketing ou invista algum tempo a testar a importância da utilização dessa ferramenta para a sua marca.

 

Qual a sua opinião? Você verifica os mesmos resultados obtidos nessas pesquisas? Partilhe connosco a sua experiência e os resultados de seus testes no Facebook!

 

Com dados de Social Media Examiner.

 

A newsletter GdC chegou! Para receber as últimas notícias, dicas e tutoriais sobre gestão de redes sociais, subscreva!